A volta da Sul-Minas: a única solução
Sou atleticano e como fanático torço para os coxas e tricolores ficarem eternamente na segundona. Brincadeiras à parte, tenho muitos amigos coxas e tricolores e quando começamos uma conversa séria, sem a famosa sardinha, reconhecemos que nosso campeonato é fraco e que só serve para nós ficarmos tirando onda uns dos outros, sem objetividade.
Daí, todos concordamos, a Sul-Minas era um belo campeonato e salvaria pelo menos quatro campeonatos regionais. Dizem: ‘não temos calendário’. Claro que temos, e dou a dica, é simples e de fácil entendimento: a Sul-Minas seria disputado no lugar dos regionais, com as quatro principais equipes de cada estado. Ex.: os dois clubes maiores de cada estado + 1 por ranking regional + o campeão do Estado, disputado pelos times do interior, totalizando 16 times. O vice-campeão do Estado classificaria para a Copa do Brasil como incentivo.
Já que esses 16 times da Sul-Minas têm vaga garantida na Copa do Brasil. Os campeonatos Regionais poderiam ser disputados o ano inteiro pelos times do interior, que resolveriam os problemas de calendário e salvaria esses times, pois não teriam que formar grandes elencos para disputar com os grandes de cada de Estado e de quebra poderiam revelar novos talentos para o nosso futebol.
Não consigo enxergar outra solução pra tirar nossos times dessas disputas desiguais do interior contra a capital, que não servem nem pra caçar níqueis. com a Sul-Minas, todos ganhamos, os times, a mídia, as diretorias, os jogadores e principalmente nós os torcedores, com grandes jogos e campeonato de tirar o folego.
Se existisse um pouco de bom senso em nós, atleticanos, coxas-brancas e tricolores, nos uniríamos para que isso acontecesse.
Pensem nisso, dirigentes. Saudações rubro-negras a todos.