27 fev 2013 - 9h15

Atlético tem 101 jogadores com contrato profissional

O Atlético tem 101 jogadores com contratos profissionais ativos, segundo o Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desse total, 13 foram emprestados para outros clubes, como o atacante Bruno Mineiro, cedido ao Al-Khor, do Catar. Outros 16 fazem parte do time Sub-18.

O clube não divulga em qual grupo está cada atleta. Com base em informações recentes, acredita-se que o grupo principal, comandado pelo técnico Ricardo Drubscky, tem 28 jogadores. Entre eles, está o zagueiro Léo Pereira, 17 anos, que poderia fazer parte do Sub-18.

Entre os 101 do BID, 44 deles tiveram alguma passagem pelo time Sub-23 – em jogo-treino ou partida oficial – nos últimos meses. Todos podem ser chamados a qualquer momento por Drubscky para a equipe principal. Aqueles com menos de 18 anos podem retornar ao Sub-18. Quem estiver nos planos, segue disputando o Campeonato Paranaense com o técnico Arthur Bernardes.

A legislação permite que seja assinado um contrato profissional quando o jogador completa 16 anos. Para ter um vínculo e não perder o atleta para outras equipes, é comum o clube fazer o contrato com o novato já aos 16 anos, mesmo que não tenha previsão para utilizá-lo em competições profissionais.

Entre os 101 jogadores, 63 foram revelados nas categorias de base do Atlético. São dez no grupo principal, 30 no Sub-23, sete emprestados e todos os 16 do Sub-18.

É provável que após o Campeonato Paranaense o Sub-23 sofra uma redução no grupo, com jogadores devolvidos ao Sub-18 ou negociados para outros clubes. A tendência é que a equipe de Bernardes participe apenas de amistosos e torneios não-oficiais no segundo semestre.

Ontem, o site oficial do clube anunciou que o Sub-23 disputará dois torneios na Europa. De 18 a 20 de maio, jogará a Yokohama Cup, na Alemanha, com a participação de Feyenoord (Holanda), Ryutsu Keizai (Japão), Viktoria Pilsen (República Tcheca), Bochum, Stuttgarter Kickers, Hannover 96 e Hertha Berlin (da Alemanha). Em 25 e 26 de maio, jogará a Esad Osmanovski Cup, na Holanda, que terá ainda Queens Park Rangers (Inglaterra), AZ, Feyenoord, NAC Breda, RKC, VV Breskens (todos da Holanda), Gyori FC e Haladas Academy (ambos da Hungria) e Brugge, Genk e Beerschot (da Bélgica).

Reportagem de autoria do jornalista Silvio Rauth Filho, publicada originalmente no Jornal do Estado



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…