Atlético tem 101 jogadores com contrato profissional
O Atlético tem 101 jogadores com contratos profissionais ativos, segundo o Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Desse total, 13 foram emprestados para outros clubes, como o atacante Bruno Mineiro, cedido ao Al-Khor, do Catar. Outros 16 fazem parte do time Sub-18.
O clube não divulga em qual grupo está cada atleta. Com base em informações recentes, acredita-se que o grupo principal, comandado pelo técnico Ricardo Drubscky, tem 28 jogadores. Entre eles, está o zagueiro Léo Pereira, 17 anos, que poderia fazer parte do Sub-18.
Entre os 101 do BID, 44 deles tiveram alguma passagem pelo time Sub-23 em jogo-treino ou partida oficial nos últimos meses. Todos podem ser chamados a qualquer momento por Drubscky para a equipe principal. Aqueles com menos de 18 anos podem retornar ao Sub-18. Quem estiver nos planos, segue disputando o Campeonato Paranaense com o técnico Arthur Bernardes.
A legislação permite que seja assinado um contrato profissional quando o jogador completa 16 anos. Para ter um vínculo e não perder o atleta para outras equipes, é comum o clube fazer o contrato com o novato já aos 16 anos, mesmo que não tenha previsão para utilizá-lo em competições profissionais.
Entre os 101 jogadores, 63 foram revelados nas categorias de base do Atlético. São dez no grupo principal, 30 no Sub-23, sete emprestados e todos os 16 do Sub-18.
É provável que após o Campeonato Paranaense o Sub-23 sofra uma redução no grupo, com jogadores devolvidos ao Sub-18 ou negociados para outros clubes. A tendência é que a equipe de Bernardes participe apenas de amistosos e torneios não-oficiais no segundo semestre.
Ontem, o site oficial do clube anunciou que o Sub-23 disputará dois torneios na Europa. De 18 a 20 de maio, jogará a Yokohama Cup, na Alemanha, com a participação de Feyenoord (Holanda), Ryutsu Keizai (Japão), Viktoria Pilsen (República Tcheca), Bochum, Stuttgarter Kickers, Hannover 96 e Hertha Berlin (da Alemanha). Em 25 e 26 de maio, jogará a Esad Osmanovski Cup, na Holanda, que terá ainda Queens Park Rangers (Inglaterra), AZ, Feyenoord, NAC Breda, RKC, VV Breskens (todos da Holanda), Gyori FC e Haladas Academy (ambos da Hungria) e Brugge, Genk e Beerschot (da Bélgica).
Reportagem de autoria do jornalista Silvio Rauth Filho, publicada originalmente no Jornal do Estado