Macaris e Rosilete dos Santos lançam livro
O casal de pugilistas atleticanos, Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos, lança no dia 21 de março o livroA Quatro Punhos A história real de Macaris e Rosilete, um casal de boxeadores com um sonho em comum. Escrito pelo jornalista Osny Tavares, o livro conta a história de vida do casal e conta como eles organizam a rotina de competições.
Macaris foi um dos precursores do boxe no Paraná. Campeão brasileiro e mundial por uma entidade pequena (a Comissão Mundial de Pugilismo), fez 110 lutas profissionais entre 1992 e 2006, viajando o Paraná com seu ringue itinerante. Numa dessas apresentações conheceu Rosilete dos Santos, que viria a ser sua esposa e atleta. Treinada por ele, tornou-se campeã pela maior entidade do boxe feminino mundial. Somente seis atletas brasileiros, dentre eles Rosilete, conseguiram a honraria em toda a história do pugilismo.
A obra tem 280 páginas (Editora ComPactos) e foi escrita ao longo de um ano, a partir de mais de 100 horas de entrevista com o casal e com outras 30 pessoas. O autor, que chegou a treinar boxe durante o processo de pesquisa, também acompanhou Macaris e Rosilete durante três meses do início de uma série de treinamentos até um defesa de título de Rosilete, em junho de 2012.
O lançamento, no dia 21 de março, acontece às 19h no Museu Oscar Niemeyer (MON). No dia seguinte, 22, também será lançado na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, cidade onde residem os boxeadores.