Depósito Futebol Clube
O nosso Clube Atlético Paranaense na administração MCP deveria mudar de nome. Pois quando a gente lê algum assunto sobre o clube em vista do que temos hoje, seria somente no site oficial do clube e no site do torcedor Furacao.com, onde temos a nítida impressão do volume de jogadores que estão no CT do Caju sem atuar pelo clube e já estão de contratos encerrados.
Lendo sobre os três jogadores que tiveram seus contratos encerrados em 03/03/2013, eu em particular nem sabia que estavam no clube o zagueiro Jamerson, o meia Wallace Camilo e o atacante Joan, todos atualmente sem contrato e nem atuação considerável tiveram para que pudesse a torcida os conhecer.
E neste sentido dou razão ao Arthur Bernardes quando fez a queixa sobre o número de jogadores que deixa o treino impossível de ser realizado com correção e coerência. Até acho que estamos errando em acusá-lo de não ter um time definido e um esquema tático adequado. Porque todos sabem que é humanamente impossível de executar um treino onde o número de jogadores é maior que a necessidade. Isso sem falar no grupo principal que já deve ter jogador do ano passado que vai para a geladeira este ano devido às novas contratações e nem jogou nenhuma partida.
Sinceramente eu já estou de saco cheio destas administrações atleticanas, que ao invés de fazer o feijão com arroz querem enfeitar o prato com cereja, coisa que nunca irá dar certo. Temo pelo nosso futuro, temo pelo futebol atleticano que neste ano está mais esquisito que anos anteriores, onde temos duas equipes de profissionais, A e B e sem a noção exata da qualificação atual do A e a decepção do B até o momento.
Isso não é planejamento de futebol. Um planejamento inteligente, parte do princípio da racionalização do plantel, da qualificação do mesmo e da coerência para comissão técnica colocar em prática os esquemas táticos a serem adotados.
Estou realmente preocupado com o nosso futebol. Até porque se estrear o A no paranaense e não vingar, vamos nos socorrer como? Os nossos adversários bem ou mal estão procurando conjunto do time principal e pinçando das categorias de base os jogadores que estão aparecendo para o grupo de profissionais a fim de ter um conjunto de jogadores qualificados, com conjunto e treinados para o esquema tático definido. E não o que vemos. Dois grupos com esquemas táticos extremamente diferentes. E com um agravante sério. Não existe a ambição dos dirigentes de vencerem o estadual e querem nos fazer acreditar que estamos preparados para os campeonatos nacional. Alguém acredita nisso? Pelo que se vê no time B e pelo que se viu ano passado no A e neste ano com novos jogadores que nem atuaram em algum campeonato no Brasil valendo alguma coisa, contra times titulares e bem montados até o momento. Pois a Marbella Cup valeu, mas não nos dá o parâmetro necessário para saber se estamos ou não verdadeiramente preparados este ano para brigar pelo título ou será a repetição de anos anteriores para brigar na ponta de baixo para não cair para a segundona novamente.
Estou preocupado e nem quero pensar no pior se estes planejadores do futebol atleticanos estiverem equivocados. Pois o estadual já foi dado de bandeja aos ervilhas, só falta não conseguir depois de tanto treinos, não lograr êxito nos nacional. E como dizem os boleiros treino e treino, jogo é jogo. E ai quem paga para ver? Até porque o MCP já declarou que futebol não é a praia dele e tem razão nisso, pelo menos nisso eu concordo com ele e o aconselho a deixar para os que entendem de futebol que possam existir dentro do clube. Caso contrário é este circo que estamos vendo mais uma vez sendo repetido este ano.Falta de títulos, falta de qualidade e queimação total dos prata da casa. E a pergunta. Depois do estadual o que irá acontecer com Arthur e jogadores do sub 23, vão fazer excursão para fora do Brasil a fim de vende-los sem antes a gente os ver jogando ao lados dos profissionais tarimbados e nos dar as alegrias que os dirigentes estão nos devendo a muito tempo? Quero ver Douglas Coutinho, Junior Barros, Ernani, Harrison, Renato, e outros jogadores do B atuarem com o A ou pelo menos compor um banco qualificado. E posso ser imediatista, mas não quero ver mais um vexame este ano.