Confira a análise tática do Nacional
Nesta quinta-feira (14), o Furacão enfrenta o Nacional, de Rolândia, no Ecoestádio Janguito Malucelli, às 15h30. A partida é válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense 2013.
O Guerreiro do Norte, como é conhecido o Nacional, vem de dez derrotas consecutivas e é um dos sérios candidatos ao rebaixamento nesta temporada. O treinador Dirceu Mattos, terceiro treinador da equipe na competição, acredita que a equipe tem condições de reverter a complicadíssima situação e, para isso, conta com alguns jogadores interessantes, como o meia Bruno Flores e os atacantes Gustavo e Tcharlles.
Na última partida, o NAC foi derrotado pelo Paraná Clube em Rolândia, mas a equipe do Norte teve bons momentos e levou muito perigo para o time adversário. As principais chances aconteceram em arremates de fora da área com boas trocas de bola.
Dirceu Mattos não deve mexer no time. No máximo deve promover a entrada do Junior Lacraia, garoto que pertence ao Paraná Clube e está emprestado até o final do Paranaense. Com isso, o Nacional deve ter a equipe titular formada por: Vinicius; Baiano, Edmar, Cristian e Guaru; Doriva, Fernandinho, Bruno Flores e Tiago Henrique (Junior Lacraia); Gustavo e Tcharlles.
Quando aconteceu o primeiro jogo, em Rolândia, o Nacional fazia o seu esquema flutuar entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1, mas agora a equipe tem o seu posicionamento inicial no 4-4-2, mas alterna para o 3-4-3, com Guaru compondo como quarto homem de meio de campo e Tiago Henrique/Junior Lacraia chegam como terceiro homem de frente. Talvez pela partida ser fora de casa, a equipe não utilize esta formação em toda a partida e assim poderá manter o 4-4-2 fixo durante a partida, com as duas linhas de quatro se compactando rapidamente para evitar deixar espaços para o Furacão.
Fique de Olho: Tcharlles e Gustavo tem demonstrado uma evolução dentro de campo e levam perigo quando tem espaço para trocarem passes. Gustavo tem como uma das características, o arremate de fora da área. Enquanto Tcharlles abusa da velocidade e pode conseguir bons frutos em jogada individual.