Casal de pugilistas atleticanos lança livro amanhã
O casal de pugilistas atleticanos, Macaris do Livramento e Rosilete dos Santos, lança amanhã, 21, o livro A Quatro Punhos A história real de Macaris e Rosilete, um casal de boxeadores com um sonho em comum. Escrito pelo jornalista Osny Tavares, o livro conta a história de vida do casal e como eles organizam a rotina de competições.
Macaris foi um dos precursores do boxe no Paraná. Campeão brasileiro e mundial por uma entidade pequena (a Comissão Mundial de Pugilismo), fez 110 lutas profissionais entre 1992 e 2006, viajando o Paraná com seu ringue itinerante. Numa dessas apresentações conheceu Rosilete dos Santos, que viria a ser sua esposa e atleta. Treinada por ele, tornou-se campeã pela maior entidade do boxe feminino mundial. Somente seis atletas brasileiros, dentre eles Rosilete, conseguiram a honraria em toda a história do pugilismo.
A obra tem 280 páginas (Editora ComPactos) e foi escrita ao longo de um ano, a partir de mais de 100 horas de entrevista com o casal e com outras 30 pessoas. O autor, que chegou a treinar boxe durante o processo de pesquisa, também acompanhou Macaris e Rosilete durante três meses do início de uma série de treinamentos até um defesa de título de Rosilete, em junho de 2012.
O lançamento, amanhã (21), acontece às 19h no Museu Oscar Niemeyer (MON). Na sexta-feira (22), o livro também será lançado na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, cidade onde residem os boxeadores.
Clique aqui para ler a reportagem especial publicada hoje pelo jornal Gazeta do Povo, com entrevista com Osny Tavares, jornalista e autor do livro, além de trechos da obra.