Paixão inexplicável!
Por que escolhemos um Clube para torcer, amar e respeitar suas cores, suas tradições e história, não sei definir.
Talvez seja uma boa opção para elaborar um trabalho de graduação acadêmica ou mesmo uma tese de mestrado na área de psicologia.
Porém, o que sentimos (nós torcedores atleticanos)ultrapassa esses limites e avança no campo de uma verdadeira paixão que somente nós temos o privilégio de conhecer.
Quando em 26 de março de 1924, pela primeira vez as cores rubro negras foram desfraldadas na forma da bandeira atleticana, os seus fundadores talvez não tivessem a exata consciência do que a recente criação representaria futuramente na vida de milhares de pessoas mundo a fora.
Passados 89 anos desse dia especial e inesquecível para nós atleticanos, muito em nossas vidas aquele ato interfere diariamente para nos emocionar sempre que nos deparamos com uma bandeira, uma camisa ou simplesmente com as cores rubro negras que nos remete à amada casa, agora a Arena da Baixada.
89 anos atrás um belo estádio para a época, construído em madeira que já abrigava jogos de um time que despertava grandes emoções de torcedores que se apegaram à garra demonstrada em campo, o que fez com que o primeiro título não tardasse a chegar.
Assim como ocorreu no passado, quando o primeiro título importante veio após a inauguração do estádio, emerge a certeza em um futuro promissor que nos reserva grandes alegrias e nos encherá ainda mais de orgulho, tão grandioso e imponente quanto a amada e linda Arena Atleticana para a Copa do Mundo.
Agradeço aos idealizadores do Clube Atlético Paranaense que em 1924 constituíram não apenas um Clube de futebol, mas uma parte de todos nós que nenhum psicólogo ou cientista de qualquer área poderá explicar com precisão, mas que nos movimenta, nos tira o sono, nos emociona, causa taquicardia e nos faz explodir de alegria diante das vitórias e provoca a inveja e inconformismo dos infelizes rivais que jamais saberão o que sentimos, pois jamais conheceram tamanha e inexplicável paixão que é exclusivamente nossa.
Os próximos 89 anos serão de vitórias e conquistas ainda inimagináveis, mas que certamente estarão repletas de emoções e orgulho tão profundos quanto aqueles de 1924 ou de hoje, visto que serão comemoradas por atleticanos, rubro negros de coração!
Meus respeitos aos fundadores e meus parabéns ao Clube Atlético Paranaense, este tão eterno quanto a paixão e o amor enquanto maiores forças existentes no Universo.
Saudações rubro-negras!!!