Páscoa & Pessach & Parabéns, CAP!
E já estamos na semana de Páscoa. Época famosa pelo consumo de chocolates, e que na verdade simboliza a recordação dos ensinamentos de Jesus. A passagem da cruz solitária de um judeu a uma nova fé, cujas proporções e importância nem ele poderia imaginar.
Exatamente na data de hoje tem início o Pessach, que marca o êxodo dos judeus no Egito e seus desafios rumo à Terra Prometida. É a passagem para um novo tempo, da libertação das amarras da escravidão em direção a sua própria nação, Israel.
Coincidência ou não, em plena semana de Páscoa e Pessach, hoje é aniversário de uma das entidades mais sagradas de nossas vidas. Algo chamado Clube Atlético Paranaense. Aos chegar em seus 89 anos de idade, quero lhe desejar vida longa, e declarar meu amor incondicional por você!
Apesar de ter várias críticas à atual diretoria do clube, hoje é dia de comemorar. Da mesma forma que os calendários judaico e cristão, vivemos um momento de passagem, de mudança para um novo tempo. O novo estádio a ser inaugurado, o novo plano de sócios a ser analisado e escolhido, a Copa do Mundo a ser celebrada. Um time também em mutação e adaptação.
Estamos, portanto, num momento apropriado para refletir e trazer de volta os bons atleticanos que por diversos motivos se afastaram dos jogos da equipe. Apesar de algumas divergências políticas, normais dentro de um cenário democrático, precisamos resgatar a mística da camisa rubro-negra e incendiar novamente os estádios de futebol. Nesse processo, torço para que vençam os atleticanos de verdade, bem-intencionados e que desejam a união de nossa torcida. E eles são a imensa maioria, não temos dúvidas!
Que as mensagens de ressurreição e liberdade trazidas pelo cristianismo e judaísmo iluminem mais um aniversário do nosso amado Furacão. Parabéns, Atlético! Felicidades, CAP! A camisa rubro-negra só se veste por amor.