31 mar 2013 - 16h50

Confira uma imagem histórica de Ziquita

Cinco de novembro de 1978, o dia em que pouco mais de oito mil atleticanos presenciaram um dos capítulos mais marcantes da história do Clube Atlético Paranaense. O Atlético jogava contra o Colorado, na Baixada, e vinha sendo goleado impiedosamente por 4 a 0. Foi quando o atacante Ziquita resolveu mostrar que rubro-negro é quem tem raça.

Faltando poucos minutos para o final do jogo, ele marcou quatro gols e, de quebra, mandou uma bola no travessão. A partida terminou empatada por 4 a 4 e Ziquita se tornou um herói da torcida atleticana. Até hoje, o feito é lembrado por torcedores que estiveram presentes na Baixada.

"São Ziquita", como estamparam em suas manchetes os jornais da época, foi relembrado pelo blogueiro Guerrilheiro da Baixada na última semana, quando o Atlético completou 89 anos. A lembrança foi na forma de fotografia, enviada pelo rubro-negro conhecido como Peçanha. A imagem emblemática do atacante atleticano foi classificada como "puro Atlético", o "futebol-verdade". Nela, Ziquita calçava suas gastas chuteiras sobre ataduras de pano no vestiário da velha Baixada.

"São

Gols

Confira os gols de Ziquita na histórica partida, em reportagem exibida no Globo Esporte:



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…