Conheça o palco da estreia atleticana
Na próxima quarta-feira (03), o Furacão vai até o Rio Grande do Sul enfrentar a equipe do Brasil de Pelotas em partida que marca a estreia atleticana na Copa do Brasil e, consequentemente, a estreia do time principal em competições oficiais neste ano.
O palco do primeiro desafio rubro-negro na Copa do Brasil é o Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS. Inaugurado em 23 de maio de 1943, o estádio tem dois apelidos muito familiares à torcida atleticana: Caldeirão da Baixada ou somente Baixada. A primeira partida disputada foi um amistoso entre o Brasil e um selecionado de Porto Alegre chamado Força e Luz que, naquela época, foi um grande evento esportivo na cidade de Pelotas e no estado do Rio Grande do Sul.
A origem do nome do estádio remete ao ex-presidente do clube, Bento Mendes de Freitas, que comandou o Brasil entre os anos de 1939 e 1941, sendo o principal responsável por tirar o projeto da nova Praça de Esportes do papel. De 1921 (cinco anos após o clube ter sido fundado) até 1943, a equipe de Pelotas mandava seus jogos em um pavilhão esportivo que abrigava apenas dois mil torcedores.
O campo do Bento Freitas tem dimensões de 105m x 68m e tem capacidade atual para 18.000 espectadores. A estrutura total do estádio conta com uma área total de 29.730m², sendo 23.254m² de área construída, quatro bilheterias, sete portões de acesso, seis lanchonetes, 17 banheiros, 13 cabines de imprensa. Os jogadores dispõem de três vestiários, sala de musculação, departamento médico, refeitório e alojamento com 10 dormitórios, sala de áudio e vídeo e de lazer.
O recorde de público registrado na Baixada foi em 18 de julho de 1985, quando cerca de 22 mil torcedores assistiram a vitória do Brasil diante do Flamengo-RJ, por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Brasil de Pelotas e Atlético se enfrentam no Bento Freitas, na próxima quarta, às 19h30, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.
Fonte: Site Oficial do Brasil de Pelotas