A temporada, enfim, vai começar!
Nesta quarta-feira (03), o Atlético encerrará o período com a maior pré-temporada do time nos últimos anos, com a estreia do grupo principal na Copa do Brasil. Ao longo dos 90 dias de preparação da equipe, marcada por participação em torneio internacional e alguns amistosos e jogos-treinos contra clubes do Brasil e do exterior, o torcedor pouco pôde sentir de fato o que esperar do Furacão em 2013, já que não conseguiu acompanhar pessoalmente o período de testes, com jogos em outras cidades ou no CT do Caju.
Pelo discurso dos atletas, entretanto, a sensação é de que o início oficial da temporada 2013 do Atlético será com dificuldades, já que nas poucas vezes em que puderam se manifestar via imprensa os jogadores reclamaram da falta de ritmo de jogos neste início de temporada.
O pontapé oficial do ano será hoje diante do Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, no Rio Grande do Sul. No período de pré-temporada, foram 14 jogos do time, com oito vitórias, dois empates e quatro derrotas, com 39 gols marcados e 17 gols sofridos. O artilheiro da fase preparatória atleticana foi o atacante Marcão, com dez gols.
O fator positivo deste início do ano foi a conquista, de forma invicta, da Marbella Cup, disputada no mês de fevereiro, na Espanha. No entanto, as últimas impressões ao torcedor da pré-temporada foram preocupantes, com o acúmulo de três derrotas para as equipes reservas de Goiás, Atlético-GO e Cruzeiro.
Torcedor queria time principal no Paranaense
A decisão da diretoria do clube em oferecer uma pré-temporada tão longa aos atletas não foi bem recebida pelos torcedores. Nos últimos meses, a Furacao.com realizou algumas pesquisas para avaliar a opinião dos atleticanos quanto ao tema. Na primeira enquete, realizada em fevereiro, 81,5% dos participantes manifestaram ser favoráveis ao retorno da equipe principal no Campeonato Paranaense. No total, 8.613 internautas participaram da pesquisa.
Na segunda, feita no mês de março, foi perguntado aos torcedores sobre o que o clube deveria fazer após as derrotas em amistosos para Goiás, Atlético-GO e Cruzeiro. No total, 47,5% disseram que a solução seria colocar o time principal no Paranaense e 34,4% acreditavam que o clube deveria contratar mais reforços. Para 11,9% dos participantes o Rubro-Negro deveria reformular o elenco atual e 6,2% acreditavam que o clube deveria realizar mais amistosos. Participaram dessa pesquisa 4.996 torcedores.
Entre os jogadores o discurso também era da necessidade de atuar com maior frequência. O grupo passou a maior parte da pré-temporada sem conceder entrevistas à imprensa, mas nas poucas vezes em que puderam falar os jogadores manifestaram que gostariam de ter uma maior sequência de jogos. Jogamos contra um time com ritmo de jogo, e nós estamos só treinando. Então, complica, disparou o atacante Marcão após o jogo-treino contra o Goiás, em 13 de março.
Relembre a pré-temporada
O ano atleticano começou com a disputa de alguns jogos-treinos realizados no CT do Caju, com quatro vitórias: sobre Operário (2 a 0), Joinville (3 a 0), J. Malucelli (5 a 1) e Laranja Mecânica (13 a 1). Depois, o time partiu para a Espanha, para a disputa da Marbella Cup, conquistando o título do torneio com três vitórias: 6 a 2 sobre o Ludogorets Razgrad, 1 a 0 contra o Dínamo de Kiev e 1 a 0 contra o Dínamo de Bucareste.
Na Europa, a equipe ainda realizou outros dois amistosos, com a derrota para o Clui por 3 a 0 e o empate com o Otelul Galat em 1 a 1.
No retorno ao Brasil, vieram alguns amistosos que preocuparam o torcedor. Primeiro veio a vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, mas após isso o time acumulou três derrotas preocupantes: perdeu para o Goiás por 3 a 1 (no primeiro tempo, quando o time Esmeraldino jogou com sua formação titular, o placar apontava 3 a 0 para os goianos), foi derrotado pelo time reserva do Atlético-GO por 2 a 1 e teve mais uma derrota, para os reservas do Cruzeiro, por 2 a 1.
No último teste antes da estreia na Copa do Brasil, o Rubro-Negro empatou com o Danubio, do Uruguai, em 1 a 1.
Relembre a cronologia de todos os jogos da pré-temporada do Furacão:
– 12 de janeiro: Atlético 2×0 Operário (CT do Caju)
– 16 de janeiro: Atlético 3×0 Joinville (CT do Caju)
– 21 de janeiro: Atlético 5×1 J. Malucelli (CT do Caju)
– 26 de janeiro: Atlético 13×1 Laranja Mecânica (CT do Caju)
– 04 de fevereiro: Atlético 6×2 Ludogorets Razgrad-BUL (Marbella Cup)
– 07 de fevereiro: Atlético 1×0 Dínamo de Kiev-UCR (Marbella Cup)
– 09 de fevereiro: Atlético 0x3 Cluj (amistoso na Espanha)
– 10 de fevereiro: Atlético 1×0 Dínamo de Bucareste-ROM (Marbella Cup)
– 12 de fevereiro: Atlético 1×1 Otelul Galat-ROM (amistoso na Espanha)
– 26 de fevereiro: Figueirense 1×3 Atlético (Estádio Orlando Scarpelli)
– 13 de março: Goiás 3×1 Atlético (jogo-treino em Goiás)
– 14 de março: Atlético-GO 2×1 Atlético (jogo-treino em Goiás)
– 19 de março: Cruzeiro 2×1 Atlético (jogo-treino em Minas Gerais)
– 27 de março: Danubio/URU 1 x 1 Atlético (amistoso no Estádio Jardines del Hipódromo )