Clubes estudam retorno da Copa Sul-Minas
A Copa Sul-Minas, envolvendo representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, poderá voltar ao calendário do futebol após 12 anos. Uma reunião nesta sexta-feira (05), em Curitiba, entre os presidentes do Atlético, Coritiba, Paraná e J. Malucelli, acertou detalhes para a volta do torneio, que deixou de ser disputado em 2002. A ideia é que a competição seja oficializada até o dia 31 de maio e passe a ser disputada em 2014.
Pelas discussões iniciais, a competição será disputada por 16 clubes dos quatro estados, sendo definidos através do ranking nacional da CBF. Após, a idéia é comunicar as federações regionais e os acertos financeiros para cotas de televisão, além da comunicação à CBF e inclusão no calendário oficial.
Temos um prazo bem curto, pois a intenção é colocar a ideia em prática já no ano que vem. Consultamos vários clubes dos quatro estados, incluindo Minas Gerais, e todos demonstraram interesse em resgatar a competição. A previsão é que até 31 de maio tudo esteja definido, com duas semanas para cada fase do cronograma, informou o presidente do J. Malucelli, Joel Malucelli, em entrevista ao site Globoesporte.com.
O retorno da Copa Sul-Minas foi por várias vezes defendido pelo presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia. Nós temos que retomar a Copa Sul-Minas. Eu não sou favorável só à Copa Sul. Por que nós vamos abrir mão da força do futebol mineiro? Para que eles se juntem a Rio e São Paulo e façam o triângulo das Bermudas mais forte ainda contra nós? Vamos trazê-los. É uma força a mais, disse Petraglia em recente entrevista à Rádio CAP.
A Sul-Minas teve apenas três edições (2000, 2001 e 2002), todas vencidas por clubes mineiros. O Paraná Clube foi terceiro colocado em 2000, Coritiba e Atlético foram vice-campeões nas edições subsequentes.