Jornalista presta esclarecimentos sobre texto do Fala
O jornalista Leonardo Mendes Júnior, repórter especial da Gazeta do Povo, entrou em contato com a Furacao.com para prestar esclarecimentos sobre texto publicado nesta terça-feira no espaço Fala, Atleticano. O texto objeto dos esclarecimentos é de autoria do torcedor atleticano Gerson Rocha e trata de uma matéria recentemente publicada pela Gazeta do Povo.
O direito de resposta, nos termos do art. 5º, V, da Constituição, é concedido ao jornalista abaixo:
(1) Não ocupo esse cargo [editor chefe de esportes da Gazeta do Povo]. Sou repórter especial, colunista e blogueiro desde quando voltei à Gazeta, ano passado. Fui editor entre 2005 e 2010, quando me mudei para São Paulo.
(2) Não escrevi essa matéria, como comprova o link abaixo:
http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/arena/conteudo.phtml?id=1357794&tit=Custo-da-Arena-salta-de-R-1846-milhoes-para-R-209-milhoes(3) No seu pronunciamento na rádio oficial, Petraglia não ameaça processar este jornalista. Aliás, diz que está processando por uma matéria do início do ano passado, sobre negociações envolvendo o Rentistas. Algo que não é verdade, pois quando essa matéria foi publicada eu não trabalhava na Gazeta. Não tem como me processar por algo que não escrevi.
(4) A reportagem foi publicada no dia 28 de março, tanto na edição impressa do jornal como no site da Gazeta, e desde o início tem a assinatura da jornalista Ana Luzia Mikos, sua autora. Uma consulta rápida ao jornal impresso do dia deixa isso claríssimo (http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/arena/conteudo.phtml?id=1357794&tit=Custo-da-Arena-salta-de-R-1846-milhoes-para-R-209-milhoes)
(5) Considerando que desde o início a reportagem foi escrita e assinada por Ana Luzia Mikos, em momento algum a "bomba" (para ficar no termo usado pelo Gerson) foi jogada para alguém. Ah, sim. Ana Luzia é tão repórter quanto eu. Logo, não há relação hierárquica entre nós dois.
(6) Considerando que toda a argumentação é sem o menor sentido, essa última afirmação também se torna totalmente inválida e descabida.
Leonardo Mendes Júnior