Copa Só Mico
Copa Sul Minas, mais um mico dos dirigentes.
Depois de reunir os clubes da capital para a realização da futura Copa Sul-Minas incluindo o J.Malucelli no grupo em vez do Londrina, se expor na mídia achando que estão com a bola toda fazendo um grande favor a mineiros, catarinenses e gaúchos ;Surgem os primeiros comentários e reflexos da grande atitude dos dirigentes.
Santa Catarina : Nosso campeonato é forte e disputado, isto é uma coisa que surgiu no Paraná e que não temos interesse algum de participar e de acabar como nosso torneio regional, disse o presidente da FCF.
Minas Gerais : Temos problemas de datas, nosso estadual é enxuto o que agrada os clubes, as distâncias são longas e nossos principais clubes , (um deles),quase sempre estará disputando a Libertadores , disse o presidente da FMF.
Rio Grande do Sul : Conversei com os dois principais times do estado e eles não tem nenhum interesse de disputar esta competição, disse o presidente da FGF.
Também creio que este campeonato seria interessante, só que se esqueceu de perguntar aos estados participantes o que eles achavam. Na Libertadores com 5 ou 6 clubes brasileiros disputando, sempre terá dois ou mais clubes gaúchos ou mineiros na competição. O campeonato catarinense é o mais disputado, não vou entrar no mérito técnico mais disputado com casa cheia e rivalidade, o estado vizinho tem. O grande problema é que ficamos muito pra trás, seja nas disputas nacionais ou na forma de conduzir as coisas do estado, e desprestigiar o campeonato paranaense chamando de campeonatozinho e fazer boicotes como fez MCP não contribuíram em nada, muito pelo contrário.
É lógico que os clubes têm que ser escutados, estas declarações é de dirigentes de federações, mas por estes motivos e outros mais é que não creio na ressurreição da Copa Sul-Minas, e como dizia Boluca: Quem viver verá! E no ano que vem disputaremos novamente o campeonatozinho, ou ruralzão nos mesmos moldes, sem valor como prega a diretoria com mais um mico na mão desagradando a uma grande parte da torcida atleticana.
Sugestões:
1- Fortalecer os estaduais incentivando os empresários e governo a participar e valorizar o campeonato com Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e mais um clube do norte pioneiro com times competitivos.
2- Criar uma Copa do Brasil com grupos, nos moldes dos brasileiros dos anos 80 ou da Copa do Mundo com 4 ou 5 times disputando em ida e volta antes dos mata- mata das oitavas em que entram os participantes da Libertadores. Assim evitariam as zebras da Copa e na fase final teriam provavelmente 16 grandes times no mata-mata, se os coxinhas estiverem nesta fase serão 15 grandes times.
3- Criar uma liga pirata nos meses dos estaduais, com os participantes descontentes ou desclassificados dos torneios, este ano Bahia foi eliminado da Copa do Nordeste e ficou sem jogar por dois meses e Vasco e Flamengo já estão de férias.
4- Continuar excursionando pela Europa, mas por favor, escolham um torneio descente e não de várzea com vacas pastando nas imediações do campo e sem público algum, se for para ir para a Espanha que se procure um torneio similar ao Ramón de Carranza ou Teresa Herrera.
5- Excursionar em mercados emergentes do futebol como a China, Oriente Médio ou EUA, divulgar a marca e estabelecer parcerias.