Rosilete ganha título emérito e anuncia luta de despedida
A boxeadora brasileira Rosilete dos Santos tomou uma importante decisão na carreira e resolveu se aposentar, após quase dez anos de carreira profissional. O evento escolhido para fazer o anúncio foi após a vitória sobre a argentina Carina Britos, no último sábado. Rosilete disse que vai realizar uma luta de despedida no dia 28 de junho, quando completa 38 anos.
A escolha da paranaense Rosilete chegou até a direção da WIBA (Associação Mundial de Boxe Feminino), nos Estados Unidos, que resolveu homenagear a atleta, que é a atual campeã mundial. A forma de reconhecimento da principal categoria do boxe feminino foi dar um título emérito para a lutadora.
Para Rosilete, os sinais do corpo demonstraram que era o momento certo de se despedir dos ringues. Além do cansaço no treinamento e a luta para conseguir o peso exigido para a luta, a nova geração de boxeadoras era um desafio a ser superado. No lado financeiro, o término de contratos com os patrocinadores no ano passado ajudou na hora de pensar em parar.
– Já vou completar 38 anos e fiz 33 lutas. As boxeadores são jovens e com um patamar altíssimo. O boxe feminino está crescendo muito no mundo. Chegou a hora que o corpo sente o cansaço de treino, lesões e o ritmo já não dá para suportar como antes. A falta de patrocínio também um ponto que contribuiu. Principalmente no ano passado, quando perdi patrocinadores, e isso foi colocando cada fez mais que não tinha condição. Achei melhor parar agora, em alta – explicou.
A tristeza natural por ter pendurado as luvas foi compensada com uma notícia que chegou no início da madrugada de quarta para quinta-feira. Enquanto ela já dormia, o marido e treinador de Rosilete, Macaris do Livramento, recebeu um e-mail da WIBA, informando a decisão.
– Nunca, nem em sonho imaginei conquistar uma posição tão privilegiada. Bem em um momento que estava triste. Uma decisão que tomei no ano passado. É emocionante, pois lutamos tanto para chegar em um top 10. Quando eu nem esperava, aconteceu uma coisa tão boa. Eu sempre pedi para os meus fãs, que eu seria uma campeã eterna para eles. Agora isso se tornou realidade.
Rosilete contou que o próprio presidente da WIBA conversou com ela e disse que a boxeadora merecia ser a primeira brasileira a receber o título emérito. A última luta já está confirmada, mas ainda não tem adversária. Ela brincou que a única torcida é que não seja uma outra boxeadora argentina.
Na nova fase da vida, Rosilete quer ter mais tempo para se dedicar à família, na academia deles e nos projetos que ela e o marido Macaris desenvolvem com crianças carentes.
– Tempo para cuidar da filha e me dedicar ao boxe de outra forma. Como dois nomes no estado, vamos fazer de tudo para conseguir e revelar mais atletas. Falar sobre as dificuldades que tivemos. Não ser´nada de graça, para ser campeão vai ter que lutar, mas vamos tentar ajudar no que der. Eu quero encerrar a minha carreira, mas quero trabalhar com as crianças carentes, para resgatar para a vida e revelar um novo campeão.