29 abr 2013 - 22h53

Entenda os critérios de disputa da final do Estadual

No próximo domingo (5) será disputada a primeira das duas partidas finais do Campeonato Paranaense 2013. Depois de conquistarem o primeiro e o segundo turno, respectivamente, Coritiba e Atlético decidem quem será o campeão estadual.

A forma de disputa da final está definida no art. 7º do regulamento da competição, prevendo vantagens à equipe alviverde, que somou mais pontos nas duas primeiras fases (48, contra 40 do Rubro-Negro) e tem a prerrogativa de decidir o título jogando em seu estádio.

Por ter melhor campanha, o Coritiba joga por dois empates, ou dois resultados iguais no caso de uma vitória para cada lado. Se quiser levantar a taça, o Atlético precisa obter mais pontos ou ter melhor saldo de gols que o rival nas duas partidas finais. Por exemplo: caso vença o primeiro jogo por 1 a 0, o Furacão precisa no mínimo de um empate na segunda partida, pois qualquer vitória simples do Coritiba dá o título ao alviverde. Já se conquistar uma vitória por 3 a 0 na primeira partida, o Furacão pode até perder o segundo jogo por dois gols de diferença que fica com o título.

Neste ano, não há qualquer possibilidade da decisão ocorrer nos pênaltis.

Confira abaixo o que diz o art. 7º do Regulamento:

Art. 7º O CLUBE campeão do primeiro turno disputará com o CLUBE campeão do segundo turno, o título de campeão do CAMPEONATO em duas partidas finais.
§ 1º – Os CLUBES finalistas iniciam as partidas com pontos zerados, sendo o campeão aquele que ao final das duas partidas tiver obtido mais pontos.
§ 2º – O mando de campo da segunda partida final será do CLUBE com maior somatório de pontos ganhos em ambos os turnos, restando o mando da primeira partida final ao outro finalista.
§ 3º – Ao final da segunda partida, se os CLUBES finalistas obtiverem o mesmo número de pontos, o campeão será o CLUBE com maior saldo de gols nas partidas finais, e se persistir o empate, o campeão será aquele com maior somatório de pontos ganhos no 1º e 2º turnos.
§ 4º – Caso um CLUBE seja campeão de ambos os turnos, será considerado campeão antecipado do CAMPEONATO, fincando dispensadas as partidas finais que visavam apurar o campeão e vice-campeão do CAMPEONATO.
§ 5º – Havendo campeão antecipado, o vice-campeão será o segundo CLUBE com maior soma de pontos nos dois turnos.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…