23 maio 2013 - 23h15

O Furacão voltou: conheça os adversários na Série A

Quando a bola rolar neste domingo (26), em Macaé-RJ, para o jogo entre Fluminense e Atlético, a sensação para o torcedor atleticano será de que tudo voltou ao seu devido lugar. Afinal, depois de uma temporada amargando a Série B, o clube retorna à elite do futebol brasileiro com missão traçada: deixar uma boa impressão entre os principais clubes do país.

A última vez que o Rubro-Negro iniciou um Brasileiro na condição de novato na Série A conseguiu atingir esse feito. Em 1996, após conquistar o título da Série B no ano anterior, o Atlético fez bonito, terminou a competição em 8º lugar, mas chegou a liderar boa parte da tabela na primeira fase. O time liderado por Paulo Rink e Oséas teve como destaque o lateral-direita Alberto, eleito o melhor da posição naquele ano.

Hoje, 17 anos depois, mais uma vez o Atlético tenta mostrar a sua força nos quatro cantos do país. O primeiro duelo é contra o Fluminense e até o dia 08 de dezembro, ao longo de 38 rodadas, o grande desafio é tornar realidade na bola aquilo que o torcedor já se acostumou a gritar nas arquibancadas: O FURACÃO VOLTOU!!!

Conheça os adversários

Para começar o Brasileiro bem informado sobre todos os detalhes dos nossos adversários, a Furacao.com preparou o Guia do Brasileirão 2013, com todas as informações sobre os nossos 19 oponentes na competição.

O principal diferencial deste conteúdo é que ele é inteiramente voltado ao torcedor atleticano. Por isso, em cada ficha há detalhes como confrontos contra o Furacão e ex-atletacnos que atuam em cada equipe.

Participaram da elaboração do Guia os colaboradores da Furacao.com: André Guenzen, Danillo Ribeiro, Gustavo Rolin e Leandro Saboia.

Confira tudo sobre as equipes que vão movimentar a elite do futebol nessa temporada, arrisque seus palpites e prepare a sua torcida!


ATLÉTICO
O Furacão retorna à elite do futebol brasileiro apostando na manutenção do time base que conquistou o acesso, reforçando-se em alguns setores com contratações como a do lateral-direita Jonas, do meia Everton e dos atacantes Ederson e Ciro, além de promover atletas das categorias de base que se destacaram na disputa do Campeonato Paranaense, como o lateral-direita Léo e o atacante Douglas Coutinho. Buscando um bom desempenho no Brasileirão, o Rubro-Negro apostou numa fórmula diferente e inédita: deixou de lado o campeonato estadual e manteve a equipe principal em pré-temporada por quase quatro meses. Nesse período, o Atlético disputou amistosos e a Marbella Cup, torneio realizado na Espanha do qual se sagrou campeão. O time base de Ricardo Drubscky ainda é uma incógnita, mas a formação mais provável é no 4-4-2 com: Weverton; Léo (Jonas), Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe (Elias) e Everton; Ederson e Marcelo.


ATLÉTICO-MG
Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: www.atletico.com.br
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Títulos: Campeão Brasileiro (1971) e 42 títulos estaduais
Técnico: Cuca
Time-base: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho; Bernard, Jô e Diego Tardelli.
Fique de olho: Bernard
Ex-atleticano: Morais
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 31/07 (qua) em Minas Gerais; 16/10 (qua) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: um dos fortes candidatos ao título e nas quartas de final da Libertadores, o Galo tem uma equipe bem armada por Cuca, em sinfonia no ataque com a genialidade de Ronaldinho Gaúcho, além de jogar no Independência, que tem sido um grande aliado dos mineiros. Destaque para Tardelli, Jô e Bernard, além de Leandro Donizete no cuidado da zaga.


BAHIA
Presidente: Marcelo Guimarães Filho
Sugestão de site: www.ecbahia.com.br
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador
Títulos: Campeão Brasileiro (1959 e 1988), Campeão da Copa Nordeste (2001 e 2002) e 44 títulos estaduais
Técnico: Chiquinho de Assis
Time-base: Omar; Madson, Rafael Donato, Titi e Demerson; Toró, Diones e Hélder; Marquinhos, Ryder e Fernandão.
Fique de olho: Anderson Talisca
Ex-atleticanos: Fahel
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 07/08 (qua), em Curitiba; e 27/10 (dom), em Salvador
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão
Análise: o Tricolor Baiano pode ser considerado um dos candidatos ao rebaixamento. A equipe baiana já vem de uma temporada 2012 complicada e nos primeiros meses de 2013 a situação da equipe ficou mais complicada, já que caiu na primeira fase da Copa do Nordeste, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Luverdense e tem sido o saco de pancadas do Vitória. Na final do Baianão 2013 perdeu com o placar agregado de 8 a 4.


BOTAFOGO
Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: www.botafogo.com.br
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (temporariamente interditado)
Títulos: Campeão Brasileiro (1968 e 1995), Campeão da Copa Conmebol (1993) e 20 títulos estaduais
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Time-base: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Matttos, Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Fellype Gabriel e Rafael Marques.
Fique de olho: Vitinho
Ex-atleticanos: Antônio Carlos, Edilson e Henrique
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 25/08 (dom) em Curitiba; e 17/11 (dom) no Rio de Janeiro
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: a Estrela Solitária vive um bom momento e pode incomodar no Brasileiro. Comandados por Oswaldo de Oliveira, os botafoguenses têm as esperanças nos pés de Seedorf, Lodeiro e Andrezinho, além da confiança no goleiro Jefferson, que pode fazer a diferença. No início da temporada o Botafogo mostrou ter o melhor elenco e bem compactado, o que facilitou a conquista do Carioca.


CORINTHIANS
Presidente: Mário Gobbi
Sugestão de site: www.corinthians.com.br
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Títulos: Campeão Mundial de Clubes (2000 e 2012), Libertadores (2012), Campeão Brasileiro (1990, 1998, 1999, 2005 e 2011), Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), Brasileiro Série B (2008) e 27 títulos estaduais
Técnico: Tite
Time-base: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero
Fique de olho: Giovanni
Ex-atleticanos: Paulo André e Jorge Henrique
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 21/07 (dom), em Curitiba; e 09/10 (qua) em São Paulo
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: um dos elencos mais qualificados e entrosados do país terá uma grande obrigação perante o seu torcedor após a eliminação na Libertadores. Na equipe paulista, tudo começa por Tite, que comanda e impõe respeito no elenco. O ponto fraco é no gol, onde tanto Julio Cesar quanto Cassio não passam confiança. Porém, do meio pra frente, conta com Paulinho, Ralf, Renato Augusto, Emerson “Sheik”, Alexandre Pato e Paolo Guerrero como principais armas.


CORITIBA
Presidente: Vilson Ribeiro de Andrade
Sugestão de site: www.coxanautas.com.br
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Títulos: Campeão Brasileiro (1985), Brasileiro da Série B (2007 e 2010), 37 títulos estaduais
Técnico: Marquinhos Santos
Time-base: Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Denis; Willian, Sérgio Manoel, Robinho, Alex e Rafinha; Deivid
Fique de olho: Zé Rafael
Ex-atleticanos: Chico
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve jogos em competições nacionais
Data dos jogos contra o Atlético: 14/07 (dom) em Curitiba; e 06/10 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: o Coxa tem em Alex o seu ponto de referência tática e técnica, mas já percebeu no Campeonato Paranaense que terá que melhorar para se manter na elite do futebol nacional. A expectativa alviverde é contar com um ataque diferente no segundo semestre, com Alex pela esquerda, Bottinelli centralizado e Rafinha na direita, além de Keirrison e Deivid no comando ofensivo. Um dos pontos vulneráveis está nas laterais, principalmente do lado esquerdo.


CRICIÚMA
Presidente: Antenor Angeloni
Sugestão de site: www.criciumaesporteclube.com
Estádio: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Títulos: Série B (1986 e 2002), Série C (2006) e 10 títulos estaduais
Técnico: Vadão
Time-base: Bruno; Suéliton, Ewerton Páscoa, Matheus Ferraz e Marlon; Ivo, Amaral e Élton; Lins, Marcel e Tartá.
Fique de olho: Bruno
Ex-atleticanos: Tartá
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 1 x 0 Criciúma (Caranguejão); Criciúma 0 x 0 Atlético (Heriberto Hülse)
Data dos jogos contra o Atlético: 18/08 (dom) em Curitiba; e 13/11 (qua) em Criciúma
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: o Tigre catarinense conquistou o acesso junto ao Furacão, mas diferente do que aconteceu com o elenco atleticano, o Criciúma desmontou o seu time. Da equipe que disputou a última partida da Série B para a última partida em 2013, na final do Catarinense, apenas Marlon, Matheus Ferraz e Lins permaneceram no time titular. A expectativa é que o Tigre consiga se manter na elite, mas todos sabem do perigo que a Série A não permite erros.


CRUZEIRO
Presidente:Gilvan de Pinho Tavares
Sugestão de site: www.cruzeiro.com.br
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Títulos: Libertadores (1976 e 1997), Supercopa dos Campeões da Libertadores (1991 e 1992), Recopa Sul-Americana (1998), Brasileiro Série (1966 e 2003), Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), 37 títulos estaduais
Técnico: Marcelo Oliveira
Time-base: Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Dedé; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Borges
Fique de olho: Diego Souza
Ex-atleticanos: Dagoberto
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 1 x 0 Cruzeiro – Vila Capanema; Cruzeiro 1 x 2 Atlético – Arena do Jacaré (oitavas-de-final da Copa do Brasil)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/05 (qua) em Curitiba; 15/09 (dom) em Belo Horizonte
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão
Análise: time interessante, com muita qualidade técnica, a Raposa tem um jogador de destaque em cada faixa do campo. No gol, o goleiro Fábio, mesmo fora da seleção, é referência. Já na zaga está o maior investimento, Dedé, e do meio pra frente a equipe conta com Everton Ribeiro, Diego Souza, Borges e Dagoberto, que prometem fazer um bom campeonato. O Cruzeiro pode aparecer na liderança do campeonato, mas precisará de um elenco mais qualificado e não apenas dos 11 titulares.


FLAMENGO
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Sugestão de site: flanews.com.br
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Títulos: Mundial (1981), Libertadores (1981), Copa Mercosul (1999), Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009), Copa do Brasil (1990 e 2006), Copa dos Campeões (2001), 32 títulos estaduais
Técnico: Jorginho
Time-base: Felipe; Léo Moura, Renato Santos, Gonzáles e Ramon; Amaral, Elias, Renato e Gabriel; Rafinha e Hernane
Fique de olho: Marcelo Moreno
Ex-atleticanos: nenhum
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 01/06 (sab) em Curitiba; 18/09 (qua) no Rio de Janeiro
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado
Análise: o rubro-negro carioca vive um momento de reconstrução no clube e pode aparecer bem na competição. Mas, na teoria, disputará o Campeonato Brasileiro com o objetivo de se manter longe da zona de rebaixamento. Com vários jogadores jovens e alguns mais experientes, Jorginho terá que conseguir mesclar bem a equipe para fazer uma campanha mediana. Muitos erros podem acarretar em danos quase irreversíveis para o final da competição.


FLUMINENSE
Presidente: Peter Siemsen
Sugestão de site: www.fluminense.com.br
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Títulos: 31 títulos estaduais, Copa do Brasil (2007) e Brasileiro (1970, 1984, 2010 e 2012)
Técnico: Abel Braga
Time-base: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner, Thiago Neves e Wellington Nem; Fred
Fique de olho: Wellington Nem
Ex-atleticanos: Valencia
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 26/05 (dom) no Rio de Janeiro; 11/09 (qua) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão da Taça Rio
Análise: forte candidato ao bicampeonato, o Flu vem com força para o Brasileirão, mesmo se dividindo com os compromissos na Libertadores. Com um elenco qualificado, Abel Braga consegue alterar a formatação tática da equipe sem realizar nenhuma substituição. Um modo de se ter vantagem contra o Fluminense é explorar atacantes rápidos em cima de Digão e Leandro Euzébio.


GOIÁS
Presidente: João Bosco Luz
Sugestão de site: www.goiasec.com.br
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia
Títulos: Brasileiro Série B (1999 e 2012), Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002) e 24 títulos estaduais
Técnico: Enderson Moreira
Time-base: Harlei; Ernando, Rodrigo, Valmir Lucas; Vítor, Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Eduardo Sasha e Renan Oliveira; Walter
Fique de olho: Felipe Amorim e Assuério
Ex-atleticano: Neto Baiano
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 0 x 0 Goiás em Paranaguá; Goiás 2 x 3 Atlético, no Serra Dourada (Brasileiro Série B)
Data dos jogos contra o Atlético: 04/08 (dom) em Curitiba; 20/10 (dom) em Goiânia
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: o Esmeraldino entrará embalado no Brasileirão depois de conquistar do Campeonato Goiano, e terá a missão de brigar para se manter na elite nacional. Com pouco investimento e sem um grande jogador no elenco, com exceção do incansável goleiro Harley, o Goiás tentará usar o entrosamento como diferencial na competição.


GRÊMIO
Presidente: Fábio Koff
Sugestão de site: www.gremio.net
Estádio: Arena Grêmio, em Porto Alegre
Títulos: Mundial (1983), Libertadores (1983 e 1995), Recopa (1996), Brasileiro (1981 e 1996), Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), Brasileiro Série B (2005), 36 títulos estaduais
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Time-base: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Fique de olho: Fernando
Ex-atleticanos: nenhum
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 07/07 (dom), em Curitiba; e 02/10 (qua), em Porto Alegre
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado antes das finais
Análise: o Grêmio é uma incógnita. O Tricolor Gaúcho tem um time experiente, mas que recebe muitas críticas por expulsões infantis (como o zagueiro Cris, em duas oportunidades), além do trabalho de Vanderlei Luxemburgo, que recebeu um elenco caro, mas não conseguiu chegar às finais do Gauchão 2013 e foi eliminado na Libertadores. Mesmo com todos estes problemas, é candidato a permanecer na parte de cima da tabela.


INTERNACIONAL
Presidente: Giovanni Luigi
Sugestão de site: www.internacional.com.br
Estádio: Francisco Stedile (Centenário) – em razão das obras para a Copa no Beira Rio
Títulos: Mundial (2006), Libertadores (2006 e 2010), Sul-Americana (2008), Recopa Sul-Americana (2007 e 2011), Brasileiro (1975, 1976 e 1979), Copa do Brasil (1992), 42 títulos estaduais
Técnico: Dunga
Time-base: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Forlán e Leandro Damião
Fique de olho: Forlán
Ex-atleticanos: Rafael Moura
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 11/08 (dom) no Rio Grande do Sul; 03/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: O Colorado é sempre um adversário complicado, que monta bons elencos e tem boas campanhas no certame nacional. Ano passado teve um ano atípico, terminando pela 2ª vez nos últimos dez anos fora dos oito primeiros colocados. Mas para este ano, o Inter pode perder Leandro Damião e Forlán, mas a equipe continuará contando com D’Alessandro na regência do meio campo com bons valores para chegar longe no Brasileirão.


NÁUTICO
Presidente:Paulo Wanderley
Sugestão de site: www.nautico-pe.com.br
Estádio:Arena Pernambuco, em Recife
Títulos: 21 títulos estaduais
Técnico: Indefinido
Time-base:Felipe; Maranhão, Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos;Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Renato; Rogério e Élton
Fique de olho: Douglas Santos
Ex-atleticanos: Maranhão e Rodrigo Souto
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 01/09 (dom) em Recife; e 24/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado antes da fase final
Análise: o Timbu é um dos candidatos ao rebaixamento. A equipe não conseguiu fazer bons jogos contra os grandes do estado e terá um adversário invisível, já que o Náutico deverá jogar toda a Série A na Arena Pernambuco e não no Estádio dos Aflitos. Mesmo com o dobro da capacidade, a Arena deverá ter a força que os Aflitos transmitia. Além de contar com um elenco com poucas peças para reposição, a equipe pernambucana tem uma defesa, a princípio, muito frágil.


PONTE PRETA
Presidente: Márcio Eduardo Della Volpe (mandato até 2014)
Sugestão de site: www.pontepreta.net
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas
Títulos: Campeão Paulista Série A2 (1969) e Campeão Paulista do Interior (2009 e 2013)
Técnico: Guto Ferreira
Time-base: Edson Bastos; Cicinho, Cleber, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef, Chiquinho e Ramírez; Rildo e William
Fique de olho: Rodrigo Biro
Ex-atleticanos: Gustavo Lazzaretti, Paulo Roberto, Felipe Colto e Dennis Murilo
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 05/06 (qua) em Campinas; e 22/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão do interior
Análise: depois de conquistar o título de campeão do interior paulista, a Ponte Preta aparece com uma boa equipe para a disputa do Brasileirão e pode incomodar em algumas partidas caso consiga manter a base que disputou o Paulistão, sem o tradicional desmanche, principalmente se segurar o atacante Alemão, que desde que chegou ao Moisés Lucarelli tem feito grandes jogos.


PORTUGUESA
Presidente: Manuel da Lupa
Sugestão de site: www.portuguesa.com.br
Estádio: Canindé, em são Paulo
Títulos: 3 títulos estaduais
Técnico: indefinido
Time-base: Gledson; Luis Ricardo, Rogério, Valdomiro e Ivan; Bruninho, Muralha, Moisés e Héverton; Diogo e Flecha Arraya
Fique de olho: Flecha Arraya
Ex-atleticanos: Henrique e Héverton
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético:27/06 (qui) em São Paulo; 13/10 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: Campeão da Série A2
Análise: a Lusa é uma das principais candidatas ao rebaixamento. Sem investimento e com um elenco fraco tecnicamente, a equipe do Canindé deverá ter dificuldades para conquistar pontos fora de casa. Um dos jogadores que pode merecer atenção é o atacante argentino Flecha-Arraya, que fez um bom Paulistão na A2.


SANTOS
Presidente: Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro
Sugestão de site: www.santosfc.com.br
Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Títulos: Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004), Libertadores (1062, 1963 e 2011), Sul-Americana (2012), Copa do Brasil (2010) e 20 títulos estaduais
Técnico: Muricy Ramalho
Time-base: Rafael; Bruno Peres, Durval, Edu Dracena e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero e Montillo; Neymar e André
Fique de olho: Giva
Ex-atleticanos: Durval
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 04/09 (qua) em Curitiba; 01/12 (dom) em Santos
Situação no Campeonato Estadual 2013: vice-campeão
Análise: o Santos começa o Campeonato Brasileiro sem saber se terá o craque Neymar até o final do ano. Isso porque o atacante pode trocar o Peixe por Barcelona ou Real Madrid já na próxima janela de transferências. Com essa dúvida, o clube da Vila Belmiro aposta na manutenção da base do ano passado, que tem jogadores com passagem pela Seleção, como o goleiro Rafael e o volante Arouca. Além disso, contratou reforços pontuais, como Cícero, Renê Júnior e Montillo. Apesar dos nomes de peso e do vice-campeonato paulista, o time ainda tenta deslanchar na temporada e vira uma incógnita com a saída iminente de seu principal jogador, Neymar.


SÃO PAULO
Presidente: Juvenal Juvêncio
Sugestão de site: www.saopaulofc.net
Estádio: Morumbi, em São Paulo
Títulos: Mundial de Clubes (1992, 1993, 2005), Libertadores (1992, 1993, 2005), Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), 21 títulos estaduais
Técnico: Ney Franco
Time-base: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Thiago Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Douglas; Ganso e Luís Fabiano
Fique de olho: Roni
Ex-atleticanos: Rhodolfo e Jadson
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 14/08 (qua) em São Paulo; e 10/11 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado na semifinal
Análise: o Tricolor paulista vive um momento conturbado. A eliminação no Campeonato Paulista e depois na Taça Libertadores fez com que o clima no Morumbi não ficasse nada agradável, mas isso não impede que o São Paulo faça uma excelente campanha na competição nacional. O problema principal para o time comandado por Ney Franco fica na questão do rendimento do time com Jadson e Ganso atuando juntos e separados. Se Ney conseguir achar o ponto ideal, o Tricolor entra na briga pelo título.


VASCO
Presidente: Roberto Dinamite
Sugestão de site: www.vasco.com.br
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro
Títulos: Libertadores (1998), Copa Mercosul (2000), Brasileiro (1974, 1989, 1997 e 2000), Copa do Brasil (2011), Brasileiro Série B (2009) e 22 títulos estaduais
Técnico: Paulo Autuori
Time-base: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Fellipe Bastos, Fillipe Soutto, Pedro Ken e Dakson; Thiaguinho e Tenório
Fique de olho: Romário
Ex-atleticanos: Nei
Confrontos contra o Atlético em 2012: não houve
Data dos jogos contra o Atlético: 08/09 (dom) no Rio de Janeiro; e 08/12 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: eliminado antes das finais
Análise: o time cruzmaltino pode ser considerado um dos candidatos ao rebaixamento na temporada. Com uma gestão conturbada na diretoria aliado a resultados que não apareceram, além da saída de Dedé, a situação vascaína tende a ser complicada. O Vasco tenta se arrumar com Paulo Autuori no banco de reservas e tentará surpreender com o experiente Tenório e o jovem Bernardo no ataque, além de Pedro Ken e Carlos Alberto na armação das jogadas.


VITÓRIA
Presidente: Alexi Portela Júnior
Sugestão de site: www.ecvitoria.com.br
Estádio: Barradão, em Salvador
Títulos: 27 títulos estaduais
Técnico: Caio Junior
Time-base: Deola; Nino, Gabriel, Victor Ramos e Mansur; Michel, Cáceres, Escudero e Renato Cajá, Dinei e Maxi Biancucchi
Fique de olho: Mansur
Ex-atleticanos: Dinei, Fabrício e Pedro Oldoni
Confrontos contra o Atlético em 2012: Atlético 0 x 1 Vitória em Paranaguá e Vitória 0 x 2 Atlético dia 23/10 em Salvador (Campeonato Brasileiro).
Data dos jogos contra o Atlético: 09/06 (dom), na Bahia; e 29/09 (dom) em Curitiba
Situação no Campeonato Estadual 2013: campeão
Análise: retornou junto com o Furacão para a Série A e viveu uma gangorra no início do ano. Depois de uma desclassificação precoce na Copa do Nordeste, se concentrou no Campeonato Baiano e vem atropelando seus adversários, principalmente nos clássicos. Com Caio Junior no comando, a equipe joga em velocidade Cáceres, Escudero e Cajá e deixa Maxi Biancucchi e Dinei esperando a bola chegar na área para finalizar. A provável missão de Caio Junior seja manter o Vitória na Série A.



Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…