Alguns números…
Três rodadas, dois pontos.
Aproveitamento: 22,2% (Isso lá é aproveitamento??)
Resolvi buscar os números das três primeiras partidas do Furacão de três quesitos que acho importantes no futebol. Aí vão eles:
Chutes a Gol:
CAP: 19 FLU: 08
CAP: 16 CRU: 18
CAP: 21 FLA: 17
Em três jogos foram 56 chutes a gol. Média de 18,6. Para compararmos, o líder tem média de 12,6. Os números comprovam o que já se sabia: precisamos de gente com mais qualidade na finalização. Falando francamente, acho que dos que estão aí, o Éderson seria um bom reserva, mas só isso. Deu para ver vontade de jogar nos jogadores, mas falta aquela qualidade técnica na hora de decidir.
Passes Errados:
CAP: 22 FLU: 42
CAP: 48 CRU: 35
CAP: 41 FLA: 38
Passe errado de jogador profissional é o que mais me tira do sério. Claro, quando se tenta aquela jogada mais aguda, aquele passe milimétrico para criar uma grande oportunidade aí sim é perdoável. Mas vi alguns erros de passe com menos de 5 metros de distância entre os jogadores. Para um time que só ficou treinando são muitos passes errados. É bom reduzir o tamanho do campo nos treinamentos e fazer eles aprenderem a tocar a bola.
Roubadas de Bola:
CAP: 12 FLU: 25
CAP: 08 CRU: 11
CAP: 16 FLA: 12
Aqui o bicho pega. Uma bola ‘bem’ roubada vira contra-ataque, que vira chance de gol. E o inverso também é verdadeiro. O Atlético está muito irregular nesse quesito. Foi razoavelmente bem contra o Flamengo, mas péssimo contra o Cruzeiro. Aqui um bom ladrão faz a diferença.
Apesar desses números ainda acho que o Atlético vai se encontrar no Brasileiro. Claro, sem sonhos altos. Mas é imprescindível colocar alguém que melhore mais essa finalização das jogadas.
SRN!