4 jun 2013 - 12h26

Atlético repete início ruim na Série A

Nos últimos três anos das edições do Campeonato Brasileiro, o Atlético não conseguiu vencer nas três primeiras rodadas. Em 2009, o Rubro-Negro iniciou a competição contra o Vitória, em Curitiba, e foi derrotado pelo time baiano por 2 a 0. Na segunda rodada enfrentou o São Paulo, que era o atual campeão, e trouxe um empate da capital paulista de 2 a 2. Na terceira rodada recebeu o Náutico e abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, porém, o time alvirrubro virou no segundo tempo e a partida terminou 2 a 3 para os visitantes. A primeira vitória do Atlético só veio na sexta rodada, quando foi até Recife e ganhou do Sport por 1 a 0, com gol do Rafael Santos. Nesta edição o Atlético terminou o campeonato em 14° com 13 vitórias, nove empates e 16 derrotas.

No ano seguinte o Furacão iniciou o Brasileirão contra o Corinthians em São Paulo e abriu o placar com Wagner Diniz. No final da primeira etapa, o time paulista reagiu e derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1. Na segunda rodada, o Atlético recebeu o Guarani, que conquistou seu acesso no ano anterior, e empatou em 2 a 2 na Arena. Na terceira rodada o Atlético enfrentou seu xará mineiro no Mineirão e perdeu por 3 a 1. A primeira vitória veio na rodada seguinte, dessa vez contra o xará goiano, vencendo por 2 a 1, com gols de Paulo Baier e Wagner Diniz, e pelo time goiano Elias, que hoje joga no Furacão. Naquele ano, após uma reação incrível no segundo turno, o Atlético terminou em 5º, apenas a oito pontos do terceiro colocado e 11 do campeão. A campanha rubro-negra foi de 17 vitórias, nove empates e 12 derrotas.

No último ano do Atlético na Série A, teve um início com três derrotas seguidas para Atlético Mineiro, em Minas, por 2 a 0; Grêmio por 1 a 0 na Arena e também por 1 a 0 para o Palmeiras em São Paulo. A primeira vitória rubra negra veio na 11ª rodada. Com dois gols do El Morro Garcia, o Atlético derrotou o Botafogo por 2 a 1 na Arena. Este início fraco já demonstrava que o pior estava por fim, já que o Atlético amargou o rebaixamento naquele ano com uma campanha de dez vitórias, 11 empates e 17 derrotas.

Neste ano, apesar de exercer forte pressão, troca de passes rápidos jogando um bom futebol, o Atlético não conseguiu terminar com a sina de não vencer nas primeiras rodadas. Foi derrotado para o Fluminense e vem de dois empates em 2 a 2 contra Cruzeiro e Flamengo. Amanhã às 21h, o Furacão busca a primeira vitória no campeonato em Campinas contra a Ponte Preta.

Reportagem: Nicolau Czepula Neto



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…