Atlético repete início ruim na Série A
Nos últimos três anos das edições do Campeonato Brasileiro, o Atlético não conseguiu vencer nas três primeiras rodadas. Em 2009, o Rubro-Negro iniciou a competição contra o Vitória, em Curitiba, e foi derrotado pelo time baiano por 2 a 0. Na segunda rodada enfrentou o São Paulo, que era o atual campeão, e trouxe um empate da capital paulista de 2 a 2. Na terceira rodada recebeu o Náutico e abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, porém, o time alvirrubro virou no segundo tempo e a partida terminou 2 a 3 para os visitantes. A primeira vitória do Atlético só veio na sexta rodada, quando foi até Recife e ganhou do Sport por 1 a 0, com gol do Rafael Santos. Nesta edição o Atlético terminou o campeonato em 14° com 13 vitórias, nove empates e 16 derrotas.
No ano seguinte o Furacão iniciou o Brasileirão contra o Corinthians em São Paulo e abriu o placar com Wagner Diniz. No final da primeira etapa, o time paulista reagiu e derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1. Na segunda rodada, o Atlético recebeu o Guarani, que conquistou seu acesso no ano anterior, e empatou em 2 a 2 na Arena. Na terceira rodada o Atlético enfrentou seu xará mineiro no Mineirão e perdeu por 3 a 1. A primeira vitória veio na rodada seguinte, dessa vez contra o xará goiano, vencendo por 2 a 1, com gols de Paulo Baier e Wagner Diniz, e pelo time goiano Elias, que hoje joga no Furacão. Naquele ano, após uma reação incrível no segundo turno, o Atlético terminou em 5º, apenas a oito pontos do terceiro colocado e 11 do campeão. A campanha rubro-negra foi de 17 vitórias, nove empates e 12 derrotas.
No último ano do Atlético na Série A, teve um início com três derrotas seguidas para Atlético Mineiro, em Minas, por 2 a 0; Grêmio por 1 a 0 na Arena e também por 1 a 0 para o Palmeiras em São Paulo. A primeira vitória rubra negra veio na 11ª rodada. Com dois gols do El Morro Garcia, o Atlético derrotou o Botafogo por 2 a 1 na Arena. Este início fraco já demonstrava que o pior estava por fim, já que o Atlético amargou o rebaixamento naquele ano com uma campanha de dez vitórias, 11 empates e 17 derrotas.
Neste ano, apesar de exercer forte pressão, troca de passes rápidos jogando um bom futebol, o Atlético não conseguiu terminar com a sina de não vencer nas primeiras rodadas. Foi derrotado para o Fluminense e vem de dois empates em 2 a 2 contra Cruzeiro e Flamengo. Amanhã às 21h, o Furacão busca a primeira vitória no campeonato em Campinas contra a Ponte Preta.
Reportagem: Nicolau Czepula Neto