Falta de qualidade ou de compromisso?
Lendo as notícias sobre o nosso CAP e já costumeiramente com as manchetes bombásticas como sempre para o lado negativo, mas vendo o panorama atual, eu fiquei me perguntando, porque não está dando certo?
Pois a primeira questão foi do tempo que ficaram no CT do CAJU treinando, a segunda questão foi sobre o comportamento em campo. E ai veio talvez umas das respostas.
Treinaram tanto, e ainda não conseguiram um resultado satisfatório, só tenho a concluir que o RD falhou, e não somente ele, mas o Delegado também.
A outra resposta veio no jogo contra o Flamengo, do chute sem qualidade do Marcão, que demonstrar para mim a total falta de compromisso com o CAP. Porque um profissional que se preze não faria o que eles fez na tarde de sábado em Joinville.
Mas ainda continuei preocupado. Não sabia ao certo o que dizer a minha filha que é atleticana, o que está acontecendo no CAP e ainda aturar a torração de saco do mano coxa. Mas enfim quem não tem uma ovelha verde na família também, fazer o que?
Sinceramente eu não sabia responder, até porque as minhas conclusões não me satisfizeram. E pesquisando sobre o nosso técnico RD, acabei vendo uma literatura grande sobre os seus conhecimentos de tática de futebol e de participação em escolinhas de formação de técnicos de futebol. Em vista disso fiquei mais atônito com o caso. Como uma pessoa com esta bagagem teórica não consegue fazer uma formação ideal e nem uma substituição correta no decorrer da partida. Ai veio o lado operacional, e vi que o maior clube que ele treinou é o nosso CAP, o resto é clube de série C e D. Em vista disso conclui que na teoria ele será um excelente profissional, mas na prática fica a desejar.
Em relação ao Delegado, sua experiência é de um valor inestimável, mas também precisa de reciclagem, ou pelo menos de mais tino para melhor expor suas experiências e ensinar os outros. E ficou a questão se ele ainda é produtivo ou somente usa o nome e amizade com MCP para se manter no CAP.
E conclui o seguinte. Temos um técnico que é um estudioso de futebol e um Diretor de Futebol que já foi um técnico consagrado, mas juntos não conseguiram atingir os objetivos que lhes foram passados. Da formação de um grupo coeso e tecnicamente bem preparados para a execuções de vários fundamentos durante os jogos.
Mas tem os nossos jogadores que infelizmente, nem que a gente traga o Murici Ramalho, Mano Menezes, Dorival Junior, Paulo Autuori, Celso Roth, Carpegiani e Leão dos mais conhecidos e badalados do momento, eu não acredito que ainda assim conseguiríamos um grupo coeso. Pois falta para estes jogadores além de muitos da técnica, os compromissos com o CAP. E como muitos já expressaram. Eles vêm aqui para ganhar bem e não jogar nada, fazer um currículo melhor, porque jogaram pelo CAP e nada mais.
Como eu gostaria de ter onze Paulo Baier neste time, do goleiro ao atacante, seria uma utopia, mas podemos quem sabe achar alguns Paulo Baier, perdidos neste Brasil e trazer para jogar no CAP. Eu realmente não aguento mais tanto discurso de justificativas, explicações e pedidos de desculpas a torcida. Maltrataram-nos e estão ainda nos maltratando demais.
E se os dirigentes têm culpa. A culpa é por ficarem experimentando algo que sabem que nunca irá dar certo. O futebol é simples como já dizia Saldanha. E quem inventa moda ou esquema tático mirabolante, só acaba no prejuízo. Quanto os nossos jogadores eu faria uma lista de dispensa dos que já rodaram, rodaram e rodaram na titularidade e nada de concreto nos retornaram.
O que falta para dar certo o futebol do CAP é: compromisso com o clube, jogadores de bons para excelentes, pois razoáveis a gente têm alguns e ruins aos montes no CT e vergonha na cara, porque ficaram meses treinando para dar em resultados pífios como estes.
E em relação ao RD para finalizar, é melhor os nossos dirigentes começarem a repensar sua permanência a frente do time, quem sabe talvez como Superintendente no CAP seja melhor, pelo seu conhecimento teórico de futebol, mas como técnico está visto que na teoria é bom, mas na prática o bicho pega.