Reflexão
Pois então… o atual Imperador, ou Presidente como queiram chamá-lo, enfim, reclamou da baixa adesão ao plano de sócios do CA Paranaense. Diante de tal fato permitam-se uma análise mais profunda sobre o assunto.
Realmente não sei qual é a via se tenta implantar no clube! Deixe-me explicar melhor: antes de tudo, resta-me saber o que o Atlético quer? Quer resultado? Quer titulo? Quer apenas jogar? Não importa se somos fregueses dos coxas, se subimos da segundona sem titulo, se jogamos pra cumprir tabela?
Resumindo, o projeto dura quase 20 anos. E eu não vejo nada palpável! Desde 95 estamos sendo o clube do futuro, a semelhança do Brasil em suas promessas governistas! Saúde, Segurança, e Transporte: como na propaganda estatal, amanha vai melhorar!
Antes de aderir ao plano de sócios eu preciso saber quais os reais objetivos do clube a médio e longo prazos e não apenas o projeto Arena! O projeto Arena virou desculpa! Assim como culpar a arbitragem! é gasta enorme energia nestes quesitos para um único propósito: desviar a atenção do torcedor!
O Clube é fechado, joga informações que não demonstram as reais intenções dos que hoje o dirigem! Não é transparente o suficiente pra que um ‘investidor’ como eu queira colocar dinheiro! Se fosse analisado por agências de Rating, estaria feio na fita!
Voltando ao assunto das aspirações do clube, vou pegar o exemplo do futebol ingles! Na ingleterra times pequenos sabem que serão sempre pequenos e a paixão se move pela identidade do time com a cidade, com os vizinhos, com os derbys! Não há grandes aspirações! As pessoas vão aos jogos pelo simples prazer de ir ao estádio, ver um jogo de bola, independente do resultado! Estaria o Petraglia querendo uma mudança de comportamento? Um novo paradigma? Afinal se fossemos considerar resultados, esqueçam… somos medíocres há 7 anos ou mais!
Abdicar completamente das competições para se tornar um time de meio de tabela pra baixo até quando? Pagaremos 250 reais numa cadeira de Arena, talvez 50 reais de estacionamento, 20 reais um cachorro quente (muito? na Arena do Grêmio já é 13), sem poder beber, fumar, pular (ja que sera proibido assistir jogos em pé) para que?
Seria para manter uma politica retrógrada que perdeu eficiencia há 10 anos? Afinal, a velha estratégia de contratar jogadores baratos e tentar revende-los não esta mais funcionando e estamos insistindo nos meias-bocas desconhecidos da América Latina (que ultimamente não fazem frente ao Brasil na Libertadores, nem mesmo os argentinos, que ja foram muito superiores)!
Aonde eu quero chegar? Com tantas restrições, tantos custos de oportunidade envolvidos, com limitações de bebida nos estadios, com normas de comportamento, com ‘n’ fatores nessa nova fase do futebol mundial, ‘consumir’ a paixão está muito caro! Principalmente porque o único retorno que eu espero ao ir ao estádio hoje em dia é a expectativa de ver um bom jogo de futebol!
É óbvio que eventualmente a equipe pode não jogar bem, mas isso é aceitável desde que seja eventual! Nos ultimos anos houve a implantação da cultura da aceitação da derrota! O Atlético é um time insosso! Mudou um pouco a postura com o sub-23, que ao menos mostrou brio e determinação, mas é a exceção dos ultimos tempos!
No Atlético, a mediocridade é a regra! E não estou disposto a consumir um produto de baixa qualidade! A não ser que haja mudanças na politica de trato com o consumidor!
Portanto, hoje eu preciso de uma sequencia de boas equipes para poder ser sócio! É inegável que as épocas de vacas magras sempre existirão! Mas de 95 ate 2005 foram muito menores que as boas campanhas! Mesmo com investimentos no estádio! Batíamos de cinta nos coxas, sendo campeões em cima deles no Pinheirão!
E se a rivalidade local não importa mais, então que se dedique aos titulos possiveis, como da serie B,C,D pois da serie A está muito longe das nossas aspirações!
Alguém tem o numero do SAC?