Falta de inteligência
Não dá pra cobrar cultura da maioria dos jogadores de futebol no Brasil. Muitos desistem cedo da escola pra tentar mudar o rumo de uma vida desgraçada. Porém ao tornar-se um atleta profissional de futebol, o cara tem que entender o que ocorre em seu entorno. Isso é inteligência. Independe de nível cultural.
A maioria de nossos atletas não possuem essa inteligência. E digo isso não pelo clássico, e sim pela somatória de jogos loucos que assistimos desde o ano passado. Temos jogadores incapazes de pensar o jogo de forma inteligente. Léo, Manoel, Cléberson, Pedro Botelho, Felipe, Éverton, David, Marcelo, Marcão e por aí vai. Repito: podem não ser jogadores ruins (acho, até, que dentro de um time equilibrado e com jogadores que pensam, alguns seriam destaque) mas são jogadores ‘sem inteligência’.
De vez em quando essa ‘loucura’ que virou o time do CAP pode até encher o adversário de gols. Jogadas rápidas (meio que sem pensar) e chutes inesperados fazem parte de nosso repertório. Porém, na hora de fazer uma falta tática (LONGE do gol), voltar uma bola para o volante ou para o zagueiro, não ‘chegar junto’ após o time adversário ter levado uma cartão amarelo ou fazer uma jogada ensaiada, esse time do CAP será incapaz.
Temos jogadores que pensam no elenco. Elias, Baier, Luiz Alberto, João Paulo, Éderson, Bruno Silva (o único jogo que vi do Fran Mérida, me pareceu um jogador pensante, mas é pouco para avaliar). Alguns pela experiência, alguns porque são acima da média mesmo. O problema é que nosso time tá contaminado. Alguém explica o fato de o Botelho não ter parado o Alex com falta logo após perder a dividida? Assim como no jogo contra o Grêmio, ele ergue as duas mãos e deixa o adversário passar. Lamentável.
Só o Mancini não vai dar jeito. Precisamos de jogadores que pensem. Pra ontem.
PFC
Assistir a um Atletiba com o Édson Militão como comentarista é sacanagem com a maior torcida do estado. O cara não se contém. ‘Foi mão do cara alí no meio’ foi a frase mais emblemática do comentarista-torcedor. Pior que isso, só o bandeira que viu o David pelo menos 1 metro impedido e ignorou.
Pra encerrar com uma homenagem ao Marcão, a poesia dos sertanejos Cézar e Paulinho: ‘Chute pro gol de bico, laz……’