Novos torcedores
Quando ligo a televisão para ver os jogos do Brasileirão, sou obrigado a ver os canais ‘fechados’, pois é impossível aguentar a bajulação em cima de Flamengo e Corinthians. Em outros canais posso, ao menos, ver jogos de times diferentes, analisar ou outros 18 clubes que fazem o Campeonato Brasileiro.
Quando ligo a televisão me pergunto: – Onde está o CAP? Quando abro a internet nas páginas esportivas me pergunto: – Onde está o CAP?
Pois é, o CAP não está em nenhum lugar! Não está por causa das decisões de isolar o time do resto do mundo, de achar que somos grande sem sermos ainda. É a velho história de ‘comer frango e querer arrotar caviar’. Nossos dirigentes não tiveram, ainda, a humildade de reconhecer que erraram e mudar de estratégia. É isso que um bom administrador faz. Entre uma boa administração, está a Estratégia de Marketing. Para ser uma boa empresa, tem que fazer boas propagandas ou, no mínimo, manter-se na mídia para que todos vejam e não esqueçam da sua marca. Só assim se conquista novos clientes. A Coca-Cola não precisaria, em tese, fazer propaganda de sua marca mas… precisa sempre fixar sua marca para, ao menos, não perder clientes. O Corinthians tem sua TV e Rádio por que faz tempo que é grande. Sempre se posicionou como time das massas e aguerrido. Por isso conquistou tantos torcedores pelo Brasil e pelo mundo.
No caso do nosso amado Furacão, não somos clientes, somos torcedores e, como conquistar novos torcedores se nosso time vive escondido? Não é ganhando Marbella Cup é que vamos ganhar torcedores no exterior. Não é brigando todos os anos para não sermos rebaixados que vamos conquistar torcedores brasileiros, as crianças que estão chegando.
Esses torcedores mirins ligam a televisão ou rádio e não houvem falar do nosso Atlético. Antes o Presidente barrava o CAP agora, são as redes de televisão e rádio que não querem que o CAP apareça. Nossa torcida, com o passar dos tempos, vai diminuir e não teremos novos torcedores. O pior, que para esse tipo de planejamento, não se pode esperar a Arena ficar pronta, ou daqui 10 anos sermos campeões de algum campeonato importante. Torcida se conquista dia-a-dia, jogo por jogo.
Sera que o MCP faria isso com sua empresa? Arriscaria seu patrimônio para conquistar algo só daqui a 10 anos?
Já fui sócio e, esse ano achei que poderia ser novamente. Com esse valor?
Tenho uma família para sustentar, dívidas para pagar. Posso garantir que R$ 150,00 farão falta todos os meses. Não tenho como ser sócio novamente. Se não posso ir ao estádio ver os jogos, também estou impedido de ver o meu time na televisão. Esta deve ser a situação da maioria dos torcedores. Será que o Atlético se manterá com apenas 42.000 sócios que pagam para ver os jogos?
Será que o Presidente não vê que a arrecadação vai além de sócios? Arrecada-se com venda de imagem, com venda de camisas oficiais, canecos, bonés. Para vender esses produtos é preciso manter os torcedores que já tem e conquistar novos. E como conquistar novos se o time vive na escuridão? Vive dando vexame nos campeonatos que participa?
Se o MCP quer que o nosso Atlético seja grande, por que não usa o modelo do Barcelona? Será que ele sabe quanto o Barcelona arrecada por m~es com a venda de seus produtos?
Acho que chegou a hora de reconhecer os erros e arrumá-los o mais breve possível.
SAUDAÇÕES ATLETICANAS.