6 ago 2013 - 0h08

Rápida reação

Torcedor atleticano, o que você estava fazendo há duas semanas? Provavelmente, em meio à rotina do dia a dia, havia muitos cálculos e projeções quanto à situação do Atlético no Campeonato Brasileiro. Não por menos, afinal naquela época passadas oito rodadas da competição, o clube amargava a temida zona de rebaixamento, não vencia em casa e padecia na vice-lanterna.

Em duas semanas, a situação mudou completamente. Tudo graças à mudança no desempenho do time, que engrenou uma sequência de três vitórias consecutivas e saltou, como um meteoro, da 18ª para a 8ª colocação. A situação, até certo ponto inusitada, impressiona mesmo quem está no comando do time. “É muito bom viver numa fase dessas, há oito dias estávamos na zona de rebaixamento e hoje estamos em sétimo no campeonato”, disse o técnico Vagner Mancini, que dá a fórmula para a equipe continuar na caminhada ascendente na competição: “A entrega no ataque e na marcação, isso é o que a equipe precisa”.

O meia Zezinho chegou a comentar um pacto feito entre os jogadores para tirar o Atlético das últimas posições. “O campeonato é engraçado, há três rodadas a gente brigava para sair da zona [de rebaixamento] e agora pela ponta [na tabela]. Fechamos entre nós [jogadores] para sair mais rápido possível da zona e brigar lá em cima. A gente tem esse potencial e temos um elenco qualificado para brigar pelo G4. Vamos tentar”, prometeu.

E os torcedores, o que acham dessa reação do time e a que creditam essa volta por cima do Rubro-Negro? A Furacao.com foi ouvir o que pensam os atleticanos sobre o atual momento do time e as projeções para a sequência no Brasileirão, confira algumas respostas:

“O time não é brilhante, mas tem se mostrado muito aplicado e deve fazer um Brasileiro sem sustos, do meio para cima da tabela. É só não inventar e nem querer fazer mais do que se pode. Todos temos que entender que é um último ano de sacrifícios.” – Juarez Villela Filho, funcionário público

"Pra mim é a união do time. Dá para ver que eles estão jogando com alegria. E isso é muito importante para um grupo que quer almejar algo maior em um campeonato". – Anne Louise Borges, publicitária

“Acho que mudança no comando do time mexeu com o elenco. Os atletas que não estavam sendo aproveitados se motivaram e os que estavam como titulares mais ainda para se manter. O elenco atleticano é bom, faltam peças, mas tem qualidade. O que estava faltando era acreditar no seu potencial, e foi isso que o Mancini fez, acreditou, passou confiança e o time se acertou. A vitória contra o Atlético-MG foi a prova disso, o time acreditou até o final e foi recompensado. Agora a torcida que antes estava desconfiada, passou a acreditar também, inflou, se empolgou e vai ser difícil segurar esse time.” – Ricardo Cruz, publicitário

“A melhora do time foi o crescimento de produção de jogadores-chave como Manoel, Luiz Alberto e Marcelo. Além do bom trabalho nas substituições que o Mancini vem fazendo, com as entradas do Dellatorre, Elias durante os jogos, Éderson e principalmente o Zezinho, que foi determinante nas duas últimas vitórias do Furacão.” – André Grocheveski, designer, representante do Atlético no Pão Com Vina

"Minha opinião do porquê recuperamos é muito simples: paramos de tomar mais gols do que fazemos. Parece uma análise muito óbvia mas efetivamente – e sem querer entrar em análises de nomes de técnicos, jogadores, etc. pois não acho que as mudanças tenham sido tão significativas nome a nome – seguimos fazendo bons jogos, seguimos fazendo muitos gols, apenas paramos de tomar mais do que fazemos. Acho que nossa defesa encaixou melhor e com alguma sorte estamos tomando menos gols. Marcelo voltou a ser decisivo, ter confiança, e isso é a melhor notícia que tivemos pós parada." – Carlos Vicente, empresário e consultor



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…