O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
15 ago 2013 - 22h59

Planejamento (?) – ou o MCP é um gênio, ou é muito sortudo!

Quatro meses (pouco mais) treinando, disputando ‘torneios internacionais’, treinando, fazendo amistosos, treinando, treinando, treinando… questionado, nosso presidente avisou: ‘No segundo turno a diferença vai aparecer…’

Bem, dizem lá os que estão mais próximos do dia a dia do clube que esse projeto, que também teve o objetivo de manobrar pela volta da Sul Minas e dar cancha pra molecada no Paranaense (foram vários os ‘objetivos’, na verdade), foi orquestrado pela diretoria junto do Moracy Santana. Segundo consta, o extenso período de treinamento e recuperação da temporada passada faria muita diferença na etapa final do Brasileiro. Os discursos, quando objetivos em relação ao tema, refletiram mais ou menos isso na mídia (institucional e na grande imprensa, depois).

O Ricardo D. montou um esquema de jogo interessante. Baseado na ‘velocidade’, o plano tático (faz sentido pra mim, agora, pelo menos) alinhava com esse projeto físico. Ou seja: demos gás pro time no início do ano, preservamos, aprontamos a ‘biologia’ da rapaziada e quando saimos pro campo, valendo 3, o Atlético realmente impressionava. Não ganhava, marcava 4 e tomava 5, tomava gol chorado no final, aquelas coisas… mas impressionava. Só que, na ‘velocidade’, explorando a exuberância física contra times que já estavam na meia temporada, nossa solução acabou se tornando nosso problema. Ou seja: a ‘velocidade’ virou ‘afobação’ e parecia, por vezes, que o pessoal corria mais rápido que a bola… e isso é receita certa pro desastre, mesmo em um esquema que tinha tudo pra dar certo.

Bem, mandaram o R.D. pra casa e trouxeram o Mancini. Eu achei uma grande barbeiragem, na ocasião. Pra mim estavam tirando um cara que, se não era um gênio, tinha conseguido dar cara de time (o que a gente não via há muito tempo) pro Furacão, e trazendo alguém pra salvar a cabeça da diretoria. Só que, por sorte ou por uma visão muito apurada da situação de momento, acabaram acertando em cheio!

Além de não perder o afinamento tático exaustivamente trabalhado no começo do ano, o time ficou mais consciente, mais calmo. Continuou usando velocidade, mas nas horas certas. Continuou girando a bola, prevendo e antecipando posicionamento, marcando com inteligência, mas passou a controlar melhor os jogos. Quem lembra dos jogos em casa no começo do campeonato deve ter notado a diferença de postura em relação, principalmente, aos dois últimos jogos. Parou o frio na barriga!

Assim, na minha humilde opinião, das duas uma: ou o MCP, que, afinal, é o ‘cabeça’ da coisa, é um gênio ou é um cara de muita sorte. Hoje, parece, fez o certo no começo e, quando a coisa não andou exatamente como planejado, mudou o que tinha que mudar, acertou o que tava errado e arredondou o ano da gente.

Daqui pra frente, em especial quando o segundo turno começar a encostar os adversários no D.M., quando os últimos 15 minutos dos jogos virarem aquele ‘rebosteio’ todo, quando o time que tiver mais gás vai sofrer menos, aí é que vamos ver se tudo isso faz mesmo sentido.

Eu quero acreditar que sim. Acho que o Moracy não chegou onde está em termos de status profissional à toa. Acho que o MCP não fez o que fez nas últimas décadas na base da pirotecnia empresarial. Acho que podemos nos surpreender ainda mais com esse time daqui pra frente. Acho, torço, acredito!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…