O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
20 ago 2013 - 16h54

As coisas vão mudar

Artigo publicada em 8 de setembro de 1998, há 11 anos, quando a Folha de S. Paulo ainda era impressa em papiro. Autor: José Roberto Torero. Qualquer semelhança com o CAP atual é verdadeira… sabia que um dia iria usar!

Ao texto:

As coisas vão mudar
Autor: José Roberto Torero (Folha de S. Paulo)

‘A vida é uma gangorra’. Não tenho certeza se essa frase é de Sartre, Nietzsche ou de Bruna, minha vizinha de três anos. Mas não faz mal, de qualquer jeito há muita sabedoria nessas palavras.

A vida é realmente cheia de altos e baixos, e quem está por cima sempre pode cair. Ou vice-versa. Há até mesmo uma lenda sobre o assunto, que, como tenho certeza de que as leitoras dessa coluna apreciarão um estilo meio Paulo Coelho, vou colocar aqui:

Era uma vez um jovem príncipe e um sábio. Quando o jovem príncipe completou 20 anos, todos os habitantes do reino lhe deram presentes. A maioria deu ouro e jóias, mas o sábio, como não tinha posses, deu ao príncipe apenas uma bolinha de papel e disse: ‘Esse é um papel mágico. Quando precisar, abra-o e leia-o, e ele dirá o que vossa majestade precisa saber’.

Os anos passaram, o príncipe virou rei e entrou numa guerra contra um sultão. Quando estava perdendo uma importante batalha, ele lembrou-se da bolinha de papel. Sempre a trazia e desembrulho-a com pressa. Só então leu o que estava escrito: ‘As coisas vão mudar’. A frase deixou-o animado, porque ele pensou: ‘Se estamos perdendo e as coisas vão mudar, é porque vamos vencer’. Então, colocou sua armadura, chamou seus principais guerreiros e voltou à guerra com mais ânimo. E, depois de regar aquelas terras com sangue, venceu a luta. Na volta, em agradecimento, o rei mandou que dessem ao sábio o seu peso em ouro.

Os anos passaram e o reino ia próspero e feliz. Um belo dia, porém, o rei lembrou-se do papelzinho e disse para si mesmo: ‘Quero ver qual a mensagem que o papel mágico tem para mim agora. Deve ser algo como ‘Tu és o maior’, ou ‘Serás sempre feliz”.

Mas quando abriu o papel estava escrito apenas: ‘As coisas vão mudar’. Então pensou: ‘Se está tudo tão perfeito e as coisas vão mudar, é porque tudo ficará pior’. Ele ficou possesso, como um Almir Pernambuquinho, e mandou que cortassem a cabeça do sábio.

Os anos passaram e o reino caiu em desgraça. As colheitas não foram boas, e foram perdidas muitas batalhas. O rei, já velho, abriu novamente o papel e leu a frase mágica: ‘As coisas vão mudar’. E só então ele entendeu que tudo muda o tempo todo e que a única coisa que não muda é o fato de tudo estar sempre mudando. Aí, ele deu um último sorriso e morreu em paz.

Está bem, é uma historinha imbecil, mas, olhando a rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro, vê-se que ela tem um fundo de verdade. O líder do campeonato, que nunca tinha perdido, perdeu, e o lanterninha, que nunca tinha vencido, venceu. Isso sem falar do Fluminense, que finalmente ganhou. E Viola, que já era um semideus para a torcida santista, foi vaiado. E o Atlético-MG venceu pela primeira vez na gestão de Carlos Alberto Torres. E o Bragantino finalmente ganhou em casa. E, atravessando o Atlântico, a poderosa Espanha perdeu para Chipre.

Enfim, como disse Sartre, Nietzsche ou Bruninha, ‘a vida é uma gangorra’.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…