24 ago 2013 - 13h05

Com chance de G4, Atlético desafia o líder Botafogo

O Atlético entra em campo neste domingo (25), às 18h30, para desafiar o líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo. E está em uma situação diferente. Vem de uma derrota – a primeira na gestão do técnico Vagner Mancini – e, ao mesmo tempo, pode entrar na zona de classificação para a Copa Libertadores, o “G4”. A partida, na Vila Capanema, vale pela 16ª rodada do Brasileirão.

Na última quarta-feira (21), o Atlético perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, pela Copa do Brasil. Foi o primeiro revés da equipe desde que Vagner Mancini assumiu o comando. Para o treinador, isso não faz diferença em termos de objetivos. “Nosso pensamento não mudou, embora a gente tenha sido derrotado na quarta, em São Paulo. O pensamento é fazer o maior número de pontos possível”, disse o treinador, ao site oficial do clube. “Depois a gente pensa em outras coisas”.

Por “outras coisas”, entenda-se a zona de classificação para a Libertadores. Embora Mancini não coloque isso como prioridade no momento, o Atlético tem chances reais de terminar a rodada no G4 – está em 5º lugar, com 24 pontos. Para chegar lá, precisa derrotar o Botafogo e torcer por tropeços de Grêmio (3º, com 25 pontos) ou Corinthians (4º, com 25).

Para o jogo deste domingo, Mancini tem dúvidas. Ele disse que alguns jogadores sentiram desgaste físico após o jogo com o Palmeiras e cogita mudanças em pelo menos dois setores. No meio-campo, Bruno Silva e João Paulo concorrem a uma vaga. No taque, Dellatorre e Éderson disputam uma posição. As únicas certezas de Mancini são a entrada de Jonas na lateral-direita – Léo, o titular, está suspenso – e Paulo Baier no meio-campo, em vez de Elias.

Segundo o treinador, as circunstâncias do jogo serão diferentes para o Atlético, ao menos no que tange ao comportamento dos adversários. “Nos últimos jogos, pegamos times que jogam mais fechados. O Botafogo tende a jogar mais aberto”, analisou. “Tem tudo para ser um bom jogo, com atrativos diferentes do que a gente tem visto aí”.

Botafogo

O Botafogo lidera o Brasileirão, com 29 pontos. E, ao contrário do Atlético, venceu seu jogo da Copa do Brasil no meio de semana – na quinta-feira (22), bateu o Atlético-MG, no Maracanã. Para este domingo, o técnico Oswaldo de Oliveira faz mistério, mas dá declarou que não vai escalar o meia Seedorf, que sente dores no joelho esquerdo. “É inegável a qualidade dele, mas temos jogadores para substitui-lo”, declarou.

Atlético x Botafogo

Atlético
Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva (João Paulo), Zezinho, Paulo Baier e Everton; Marcelo e Dellatorre (Éderson). Técnico: Vagner Mancini

Botafogo
Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Matos, Gabriel, Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques e Elias. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Árbitro: Wagner Reway (MT)
Local: Estádio Vila Capanema, em Curitiba, domingo, às 18h30



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…