7 set 2013 - 11h08

Vasco x Atlético: histórico dos confrontos

Atlético e Vasco sempre fizeram grandes confrontos na história. São 32 jogos entre os clubes com ampla vantagem do time carioca, que possui 16 vitórias. O Furacão detém oito triunfos e oito empates. No quesito números de gols marcados a disputa é equilibrada: o Atlético tem 50 gols e o Vasco 54.

Jogos memoráveis:

No ano do título brasileiro de 2001, o Atlético foi goleado por 4 a 0 pelo Vasco, ainda na primeira fase do torneio (26/08/2001). Em grande atuação de Euller, que marcou três vezes, o time da Colina venceu bem o então campeão daquele ano, já comandado pelo técnico Geninho. O jogo marcou a volta de Bebeto ao time do Rio.

Já o ano de 2004 ficou pra história entre os atleticanos. Por um lado valorizado pela excelente campanha do time, quase chegando ao bicampeonato nacional, mas por outro pela perda do título para o Santos de Robinho e Diego, no final da competição (a segunda na história do Brasileiro inteira por pontos corridos).

Nesse ano, o duelo entre Atlético e Vasco (12/12/2004) no segundo turno foi emocionante. O jogo aconteceu no Rio, em São Januário. O time da casa precisava vencer de qualquer jeito para escapar do rebaixamento e o Atlético necessitava da vitória para continuar sonhando com a conquista do Brasileirão. No jogo o Rubro-Negro desperdiçou várias chances de abrir o placar, graças ao goleiro Everton, que fazia sua estreia pelo Vasco. Aos 21 minutos do segundo tempo, Petkovic cobrou falta pela direita e o zagueiro Henrique não perdoou. Depois disso, o Furacão não tinha mais organização em campo e o Vasco teve facilidade para se defender. Algoz do Atlético naquele ano, o time carioca com essa vitória se livraria do rebaixamento, e para o time da Baixada restou apenas torcer contra o Santos na última rodada, o que, infelizmente, não deu certo.

Um dos jogos mais emblemáticos dos últimos anos aconteceu no dia 27 de julho 2005, na Arena da Baixada. Naquela oportunidade o Atlético estava com foco total na taça Libertadores da América, na qual foi vice-campeão, e a situação no campeonato nacional não estava nada tranquila, onde era o lanterna absoluto.

O Furacão começou arrasando o time cruzmaltino. Com 20 minutos do primeiro tempo o placar já estava 3 a 0 a favor do Rubro-Negro (Paulo André 9’, Evandro 15’ e Lima 10’). Em seguida, Jancarlos fez um lindo gol de falta e fechou o placar da primeira etapa. Na volta, o Atlético fez o quinto dele com um golaço de letra de Lima, e depois levou o primeiro gol do Vasco, com Anderson. Não teve tempo pro Vasco arrumar a casa, Aloísio fez o sexto gol do Atlético na partida e Alex Dias diminuiu de pênalti para o time carioca. Finazzi, já no finalzinho deu números finais à partida. Era a 11ª primeira rodada na ocasião, e de lá em diante o time se recuperou, terminando em 6º no campeonato.

Em 2006 outro jogo recheado de gols ficou na história. No feriado do dia 2 de novembro o Furacão fez 6 a 4 no Vasco em uma partida cheia de viradas e com muita emoção. O lateral-direita Evanílson, com um chute incrível de fora da área, abriu o marcador na Arena a favor do Atlético. Ramon empatou em seguida para o time visitante e Andrade virou o jogo. No começo do segundo tempo, mais uma virada, só que a favor do mandante: Marcos Aurélio marcou duas vezes e colocou o Atlético novamente na frente. Mas pouco tempo depois o Vasco virou mais uma vez, com Leandro Amaral e Andrade, em outra cobrança de falta, deixando o placar em 4 a 3. Em duas cabeçadas certeiras, uma do zagueiro Danilo e outra do pequenino Ferreira, o Atlético virou o jogo pela quarta vez. Por fim, Pedro Oldoni fechou o placar pro vencedor daquela noite, Atlético 6 a 4 Vasco.

Neste domingo (08), às 18h30, as duas equipes se enfrentam no Rio de Janeiro, em confronto válido pela 19ª rodada do Brasileirão 2013. O Furacão é o atual vice-líder da competição com 33 pontos, e o Vasco é o 10º na tabela, com 23.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…