Atlético 1996 x 2013
Esta campanha do Atlético neste primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2013 me fez lembrar de 1996.
Sim. 1996 foi o ano do retorno do Furacão a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, assim como agora.
Sim. Em 1996 o Atlético-PR, como qualquer time recém retornando para a Primeirona, surpreendeu, e terminou o que na época era um único turno, na quarta posição do Campeonato Brasileiro, no final daquela fase.
Sim. Em 1996 o Atlético também acabou caindo para quarto colocado na última rodada, já que até então, figurou inclusive na liderança do Campeonato, também, após uma arrancada semelhante.
Em 1996 o Atlético-PR caiu logo nas Oitavas de Final, curiosamente, com um mineiro como algoz, o Atlético-MG, após perder no Mineirão e ficar a apenas um gol de conquistar a vaga ao vencer o Galo na antiga Baixada por 1 a 0, com o goleiro Tafarel fazendo milagres pelo time mineiro, e o Atlético-PR lutando muito com um time desfalcado (desfalques pelo violento ataque da torcida do Fluminense ainda no turno, que inclusive deixou o goleiro Ricardo Pinto em risco de morte, e também graças a tais desfalques caiu na tabela nas últimas duas rodadas).
Desta vez, agora em 2013, terminamos em quarto, contudo, não temos mata-mata pela frente, temos um algoz mineiro sim pela frente, o Cruzeiro, este mesmo Cruzeiro que era para ter enfrentado a Segunda Divisão em 2012 no nosso lugar, não fosse o árbitro anular o gol de Paulo Baier na partida entre ambos em Belo Horizonte, onde teria sido decretada a vitória do Furacão e a própria ‘entrega’ do Galo no jogo seguinte, salvando o rival.
Também temos um elenco muito melhor, já não sofreremos tanto com desfalques como sofremos em 1996.
O Furacão tem tudo para embalar. Foi superior a TODOS os adversários em TODAS as partidas do Primeiro Turno, inclusive ainda durante a Era Drubski, em que era superior, mas pecava em falhas de posicionamento defensivo.
O Atlético-PR deste ano, fez o que nenhum outro Atlético fez na história em minha opinião: Independente do resultado ser superior aos adversários em todos os confrontos, sem exceção, inclusive nas derrotas que sofreu, não merecidas.
É por tudo isso, que não vejo aqui o Atlético em uma ‘fase boa’ como alguns da imprensa dizem. Vejo um Atlético-PR desde o inicio do Campeonato jogando muita bola, assim como o Cruzeiro e o Botafogo que também estão mostrando a mesma estabilidade, mas ainda melhor, pois estes times, Cruzeiro e Botafogo já jogaram partidas em que demonstraram inferioridade aos adversários, com o Atlético-PR, esta baixa ainda não ocorreu.
Obviamente, o resultado inicial demorou a vir, e por isso e somente isso, o Furacão ainda figura atrás de tais adversários e também do Grêmio, que segunda a própria imprensa gaúcha, tem levado muita sorte com a arbitragem.
Mas é apenas questão de tempo. O título de Brasileirão 2013 é só uma questão de tempo. Libertadores já está garantida, não tenho dúvidas. Não vejo adversário atrás do Atlético-PR capaz de engatar uma sequencia. Talvez o Inter e o Corinthians, mas eles tem demonstrado que não. E também há o Botafogo e o Grêmio, que na minha opinião, tendem a cair.
Será Cruzeiro x Atlético-PR. Será difícil. Mas seremos campeões brasileiro de 2013 (quer dizer, isso se não formos campeões da Copa do Brasil, aí, neste caso, pode ser que o time relaxe um pouco e deixe o Brasileirão de lado, mas quem sabe emplaquemos os dois).
E não, não estou otimista ou pensando como torcedor empolgado. Apenas analisando todo o futebol do Brasileirão que foi apresentado. E isto tudo me dá esta certeza!