Medo de perder tira vontade de ganhar
Ontem pela primeira vez podemos ver um pacote de erros do Mancini que influenciou diretamente na nossa derrota.
O time taticamente realmente jogou muito mal, não conseguiu dar nenhum trabalho para Fabio que praticamente não fez nenhuma defesa durante todo o jogo.
Mancini já começou errado, por que mudar o time e sair jogando com 3 volantes? Medo de perder (não adiantou por que perdeu mesmo)? Medo de tomar goleada? Enfim, como diz Luxemburgo, mostrar medo de perder tira a vontade de ganhar.
Por que não deu uma chance para a estreia de Fran Mérida no lugar do Maestro? Se não tivesse ficado como medo do time do Cruzeiro, podia ao menos então simplificar e colocar Zezinho que para mim era a melhor opção, tendo em vista as apresentações do time com ele no meio, valorizando também sua boa faze em campo.
Há uns dias atrás vimos umas entrevistas do Mancini falando como muita pose em time que joga igual em casa como fora de casa, falando de transição rápida do meio para o ataque, de velocidade na armação de jogadas… Porém, neste último jogo com sua estratégia com os jogadores que tinha a sua disposição, ele praticamente anulou todas as suas convicções de tempinho atrás.
Mancini após o jogo disse que o time não se intimidou, realmente vimos que isto não aconteceu mesmo, agora o único que foi cagão nesta jornada, foi ele próprio Mancini.
DEIVID
Eu estava com medo da recuperação do Deivid, pois sabia que assim que ele estivesse recuperado iriam dar um jeito de por ele para jogar neste time. Para mim Deivid é importante no elenco, mas para ficar no banco e servindo como suplente de Bruno Silva ou João Paulo.
Deivid fez parte de uns times do CAP que só perdeu, uns times que só atuavam para não cair para segunda divisão até que caiu mesmo, então destes times ruins que só se defendia Deivid facilmente era destaque. Eu vejo Deivid como um bom jogador para tirar a bola do adversário e para combate, só que contra acho que ele se posiciona mal na marcação e tecnicamente é péssimo, pois erra muitos passes e às vezes vai para o ataque e mata nossa jogada, ele acha que pode ajudar o time como elemento surpresa, só que nunca da certo, por que com a bola no pé não consegue passar, cruzar e nem chutar com precisão.
FELIPE
Pudemos novamente ver o quanto Felipe é preguiçoso em campo, por ser muito lento não é eficiente para acompanhar a velocidade do time, a tal transição para o ataque com ele em campo fica muito fraca, ainda mais que ele quase sempre prefere tocar de lado em fez de fazer uma jogada mais aguda para ele mesmo ou para os atacantes.
Em minha opinião este foi mais um erro de Mancini no último jogo, na substituição em que Felipe entrou, ele podia ter concertado o erro e ter colocado Zezinho ou ao menos dar uma chance para Fran Mérida. Que tal, por que não trocar Felipe por Rodrigo Biro? Em vez de mandar Elias que tem números de gols e assistência muito bons jogando pelo CAP?
ROGER
Gostei da contratação do Roger, acho que Marcelo vai gostar mais ainda, Roger é o tipo de jogador que Marcelo precisa em certos momentos, com a capacidade de fazer jogada de linha de fundo que ele tem, às vezes é bom ter na área um centravante fixo, principalmente se é alto e tem talento e precisão no cabeceio. Roger é o jogador que faltava (digo pelo perfil, tecnicamente vamos ver ainda), pode fazer um pivô para Ederson concluir a gol ou estar presente para concluir as jogadas criadas por Marcelo.
Já deu para ver que Mancini pensa um pouco diferente, pois quando o Roger entrou contra o Cruzeiro ele tirou o jogador que tem mais chance de criar jogadas para ele fazer gols. Mais uma mancada de Mancini em minha opinião no último fim de semana não esteve em seus melhores dias. Espero que esta substituição não seja uma regra em outros jogos, pois se for tirar alguém para Roger jogar quando quiser jogar com 2 atacantes, tira então o Ederson.
NOSSO ORGULHO
Mesmo com as ressalvas acima, quero dar os parabéns para o Mancini pelo excelente trabalho e dizer que, mesmo ele (em minha opinião) ter pisado na bola na última rodada e o time ter perdido, estamos juntos sempre!!!
Mancini e seus jogadores tem nos dado muito orgulho como há muito tempo não tínhamos, às vezes também precisamos disto.
Viva o Furacão!!!