Rubro-negro é quem tem raça… mas e a técnica?
Tenho visto um Atlético realmente muito forte neste Campeonato Brasileiro, praticamente sendo superior aos adversários em todas as partidas, inclusive nesta última derrota contra o Cruzeiro.
Mas, tenho visto também, que o que tem feito a diferença, é que é um time com jogadores com muito potencial de criatividade, drible, razoável domínio de bola e nível de passe (erra muito, mas é por que arrisca muito também), mas me parece que ao Atlético-PR só resta improvisação. Mesmo com todas esta qualidade, não vejo e nunca vi o nosso Furacão, do meio para a frente, com jogadas treinadas, jogadores com calma para finalizar, bola parada com jogadas ensaiadas, até mesmo o Paulo Baier que é muito bom nas bolas paradas ou tenta só fazer gol olímpico, ou nada ou pouca coisa acontece.
Acho que se o Atlético-PR focasse um pouco mais seus períodos de treinamento, ao invés de rachão e piscina, em treinar alguns fundamentos técnicos, bola parada, jogadas ensaiadas, estaríamos tão imbatíveis quanto o Cruzeiro hoje, que preconceitos por camisa e histórico a parte, o Atlético-PR tem jogadores tão bons, quanto o Cruzeiro, apenas vejo o Cruzeiro com jogadas mais bem planejadas, jogadores mais calmos para finalizar, mais inteligentes na escolha da jogada, e tudo isso, ao meu ver, é mérito do seu treinador que provavelmente foca neste lado de jogadas ensaiadas e organizadas, como sem dúvida também o fazia no Coritiba, enquanto o nosso Furacão, ao meu ver, com um técnico mediano apenas, mas fazendo valer sua força pelo lado do entrosamento, bons jogadores e uma ótima preparação física advinda do inicio da temporada, só atua na base da improvisação.
Não vejo a necessidade de mudança de jogadores, contratação de reforços e tudo mais, mas vejo sim o Atlético-PR necessitando que seu treinador comece não só a atuar na base da motivação e improvisação, mas começar a prepara umas jogadas ensaiadas, melhorar o aproveitamento na bola parada, nos escanteios, tanto para defender, mas principalmente para atacar. Este tem sido o diferencial do Cruzeiro se bem repararem, algo que ficou bastante claro na própria entrevista do jogador que fez o gol no Atlético-PR, no intervalo da partida.
Então, vamos lá Mancini, o time é forte, tem qualidade, tem jogadores diferenciados sim, mas precisam de treinamentos mais específicos, técnicos, foco em bola parada e organização de jogadas, virar o jogo (já perceberam que o Atlético mal consegue virar o jogo de um lado para o outro e sempre ataca de um lado só, dificilmente virando o jogo?), e finalização.
Jogadores com o Marcelo necessitam realmente de um treinamento mais regular e específico em finalização, já que tem perdido muitos gols, ou até escolhido as jogadas erradas na hora de atacar: tudo isso é falta de treinamento específico.
Não tenho dúvida alguma que alcançaremos o Cruzeiro se o nosso treinador começar a focar o pouco tempo que tem para treinar neste tipo de treinamento. Passaremos por cima na força física e na técnica…
Por que rubro-negro é quem tem raça, e a torcida gosta de pedir raça, mas isso já está mais que comprovado ser um pedido desnecessário, pois o que o Furacão precisa para ir atrás deste título é o foco dos jogadores em técnica, pois raça e força física eles já são os melhores, sem dúvida alguma, deste campeonato brasileiro.