Para derrubar tabu e subir no G4
Para sair com uma vitória da Arena do Grêmio nesta quarta-feira (02), o Atlético terá que derrubar um tabu: há 30 anos o Furacão não vence a equipe tricolor em solo gaúcho em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. O último triunfo do Furacão em Brasileirão perante o Grêmio em Porto Alegre ocorreu em 1983, ainda no estádio Olímpico, antiga casa do time gaúcho. Caso vença, além do tabu, o Atlético derruba um rival direto dentro do G4 do Campeonato Brasileiro, já que o Grêmio está na 2ª colocação, com um ponto a mais que o Rubro-Negro.
Dezesseis jogos ocorreram entre Grêmio e Atlético no Rio Grande do Sul, com 11 vitórias gremistas, quatro empates e apenas uma vitória atleticana. Os gols da única vitória atleticana em solo gaúcho foram marcados por Capitão e Washington. Foi também no Campeonato Brasileiro de 1983 que o Atlético bateu o recorde de público no estádio Couto Pereira na semifinal contra o Flamengo: 65.493 pessoas para assistir a vitória do Furacão perante o clube de Zico. Apesar da vitória por 2 a 0, o Atlético foi eliminado pelo rubro-negro carioca, que havia vencido a primeira partida por 3 a 0 no Rio.
A primeira partida entre os dois clubes no primeiro turno do Brasileirão de 2013 terminou empatada por 1 a 1, com gols de Pedro Botelho para o Atlético e de Barcos para o Grêmio. Caso vença em Porto Alegre e o Botafogo empate ou perca na rodada, o Rubro-Negro poderá assumir a vice-liderança do Brasileirão.