Furacão tem vantagem na era dos pontos corridos
Atlético Paranaense e Coritiba se enfrentarão pelo Campeonato Brasileiro neste domingo no clássico que marca o 14º duelo entre as equipes pela competição desde que o mesmo começou a ser disputado no formato dos pontos corridos.
O Furacão tem cinco vitórias diante do seu maior rival, contra três vitórias do Coritiba. O duelo conta também cinco empates entre as equipes. Como mandante, o Furacão não perdeu para o time alviverde no período citado.
A fórmula dos pontos corridos iniciou-se em 2003 e, neste ano, houve uma vitória para cada clube, ambas por 2 a 0. No ano seguinte, empate na Arena e vitória atleticana por 2 a 1 no Couto Pereira, no memorável Rubro-Negro vice-campeão Brasileiro. Em 2005, duas vitórias atleticanas, sendo 1 a 0 no Joaquim Américo e 2 a 1 na casa do rival. Naquele ano, o Coritiba foi rebaixado à segunda divisão e permaneceu lá nas temporadas de 2006 e 2007, quando conseguiu o acesso. No ano de 2008, dois empates. Em 2009, empate na casa rubro negra e vitória alviverde em seus domínios, mas os quatro pontos conquistados sobre o Furacão não foram suficientes para evitar o rebaixamento do Coxa em pleno ano do centenário.
Em 2011, empate no estádio do Coritiba e vitória do Rubro-Negro na Arena, que, mesmo decretando o rebaixamento do Atlético, evitou que o rival fosse para a Taça Libertadores da América, já que uma vitória o classificaria para a competição. No primeiro turno do Brasileirão deste ano, o Coritiba venceu por 1 a 0.