Atlético e Coritiba se enfrentam em situações opostas
Diferentemente do primeiro turno, onde a fase do Coritiba era melhor e o Furacão ainda estava encontrando seu rumo no torneio, a dupla Atletiba se enfrenta neste domingo (6) às 16h, em confronto válido pela 26ª rodada do Brasileirão 2013.
O clássico deste final de semana será marcado pelas diferenças de ambição de cada equipe. Atualmente o Atlético se encontra dentro do grupo que garante vaga à Libertadores da América, tem mostrado um futebol empolgante, guerreiro e de muito fôlego, mas não foi assim desde o começo. Até a 7ª rodada do Brasileirão deste ano, o Furacão somava apenas uma vitória, e acabou sendo derrotado na oportunidade pelo Coritiba, pelo placar de 1 a 0, gol de Geraldo. Depois do revés no clássico, 13 rodadas se passaram sem nenhuma derrota Rubro-Negra. A sequência invicta foi interrompida na partida contra o Cruzeiro, na 21ª rodada.
A campanha pós-clássico e a chegada de Vagner Mancini no Atlético fez com que o time se firmasse na busca de um objetivo que há algum tempo não é tão real, a volta à Libertadores. O sonho de mais uma participação no torneio continental existe e as possibilidades são boas. Depois da participação em 2005, o Furacão não se classificou em nenhuma oportunidade, visto que em 2010 quase ocorreu, com o time chegando em 5º lugar.
Já pros lados do Alto da Glória o começo do campeonato foi empolgante. Invictos do início do campeonato até a 11ª rodada, coincidentemente perdendo pela primeira vez enfrentando o Cruzeiro no Mineirão, o Coritiba ocupou a primeira colocação por algumas rodadas, via a Libertadores como uma chance muito próxima de conquista e até chegaram a cogitar o título nacional. Porém, nos últimos 13 jogos o Alviverde teve apenas uma vitória e amarga a 15ª colocação, a quatro pontos do São Paulo que é o primeiro dentro da ZR. Há menos de uma semana o Coritiba efetuou uma troca de técnico, com a demissão de Marquinhos Santos e a chegada de Péricles Chamusca.
Portanto, o confronto de domingo será uma decisão para as duas equipes. De um lado os comandados de Mancini terão a oportunidade de lavar a alma em decorrência das duas últimas rodadas e, do outro lado, Chamusca vai tentar sacudir a poeira com uma boa apresentação na Vila.