Baier não permanece no Atlético em 2014, diz Petraglia
O capitão Paulo Baier não deve mesmo permanecer no Atlético para a temporada de 2014. A informação que já havia sido divulgada pelo próprio jogador no domingo, após o clássico Atletiba, foi confirmada nesta terça-feira pelo presidente do clube, Mario Celso Petraglia, em entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil.
Petraglia justificou com o histórico sem títulos do meia no clube, a idade avançada do atleta que vai contra a estratégia de jogadores jovens adotada pelo Atlético, como justificativas para a decisão e minimizou a importância do Maestro na reação do time no Brasileiro deste ano. Os melhores jogos nosso este ano, depois da recuperação do Mancini, ele não estava em campo. Agora o marketing do ídolo é muito forte. Decidimos que não renovaríamos. Poderíamos enrolar, eu estou sendo criticado por ser honesto com ele, disse. Baier é o vice-artilheiro do clube no Brasileiro,com 7 gols, atrás apenas de Éderson.
Segundo o dirigente, uma das causas para essa decisão é a idade do jogador ele completa 39 anos no próximo dia 25 de outubro. Aparentemente parece loucura, mas vou fazer algumas perguntas. O que ele ganhou pelo Atlético Paranaense? O que ele nos levou? Não sou contra o Paulo Baier, pelo contrário. A nossa política é de renovação, é de juventude. Claro que tem que mesclar, porque um time muito jovem não chega a lugar nenhum, mas o Paulo Baier não estava nos nossos planos [para esta temporada], revelou.
Ele informou que a decisão pela manutenção do meia em 2013 foi devido à pressão da torcida, mas que o próprio atleta havia informado a intenção de se aposentar ao final deste ano. Ele era o maior salário do clube, absurdamente maior que os outros, e nós temos uma política de igualdade, ele disse que baixava o salário em 1/3. Nós prometemos e renovamos por um ano a mais. Ele queria fazer 100 gols, voltar a jogar Série A e disse que era o último ano. O nosso compromisso verbal, olho no olho, nós cumprimos, que foi renovar para 2013 para chegar a 100 gols, daqui para frente não me cobre, não houve compromisso. Poderíamos até rever, mas a direção optou em não renovar, disse.