Jogo de ida é disputado em Curitiba pela 1ª vez no ano
O importante jogo de ida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil 2013, é o primeiro do Atlético em casa. Até agora, a caminhada rubro-negra foi trilhada sempre com o Furacão disputando o jogo de volta em Curitiba.
A participação do time de maior torcida do Paraná na Copa do Brasil 2013 teve início no dia 3 de abril, tendo o Brasil de Pelotas (RS) como adversário. Em solo gaúcho, o Atlético venceu por 1 a 0, fechando a classificação à fase seguinte com outra vitória – desta feita no Ecoestádio – por 2 a 0.
Já em 09 de maio, o time, então era comandado por Ricardo Drubscky, viajou até a capital potiguar e aplicou uma sonora goleada por 6 a 2 no América-RN, eliminando o jogo de volta.
Na sequência, em 17 de julho, o Furacão empatou sem gols em Belém (PA) contra o Paysandu. Na volta, em jogo emocionante, o Rubro-negro venceu por 2 a 1.
Pelas oitavas-de-final, em 21 de agosto, o Atlético sofreu sua única derrota na competição até agora, ao perder para o Palmeiras por 1 a 0 em São Paulo. No retorno, já com Vagner Mancini no comando técnico, vitória por 3 a 0, com gols de Éderson (duas vezes) e Paulo Baier.
Por fim, em 26 de setembro, o Atlético conseguiu trazer um empate de Novo Hamburgo (RS) com o Internacional por 1 a 1, sendo que na Vila Capanema, o placar inalterado garantiu a presença do Furacão na semifinal da Copa do Brasil pela primeira vez.
Ano passado, o Atlético disputou o jogo de ida em duas oportunidades: primeiro contra o Cruzeiro, ainda sob a batuta do uruguaio Carrasco, ganhando por 1 a 0 em Curitiba e depois ganhou em Minas Gerais por 2 a 1. Depois empatou com o Palmeiras por 2 a 2 na Vila Capanema, sendo eliminado após a derrota por 2 a 0 em Barueri.