4 nov 2013 - 0h15

Veja o que o Furacão precisa para se manter no G4

Restando seis jogos para o fim do Campeonato Brasileiro, a matemática entra em campo para a definição do destino das equipes na competição. Atual vice-líder, com 55 pontos, o Atlético disputa com mais quatro clubes um lugar no G4, que pode dar a classificação para a Libertadores 2014 – o Cruzeiro, com 68 pontos, já está classificado e praticamente com o título garantido.

Para atingir a meta dos 63 pontos, que garantem a classificação para o torneio nacional, o Furacão depende apenas dos seus jogos em casa – restam três, contra São Paulo, Náutico e Vasco. Confira:

ATLÉTICO: 2º colocado, 55 pontos, 15 vitórias, 10 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 8 (3 vitórias)
Próximos jogos: São Paulo (c), Criciúma (f), Botafogo (f), Náutico (c), Santos (f) e Vasco (c).
Análise: O “fator casa” é o trunfo atleticano por uma vaga no G4. Terceiro melhor mandante na competição, com 72,9% de aproveitamento, o Furacão depende apenas de vitórias simples nos jogos em casa para atingir a meta dos 63 pontos – para isso, terá que vencer o São Paulo na próxima rodada, o já rebaixado Náutico e o Vasco, na última rodada. Tem ainda o confronto direto contra o Botafogo (35ª rodada) e contra o ameaçado pelo rebaixamento Criciúma, uma rodada antes.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 84,1%
Infobola: 88%

GRÊMIO: 3º colocado, 54 pontos, 15 vitórias, 7 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 9 (3 vitórias)
Próximos jogos: Cruzeiro (f), Vasco (c), Flamengo (c), Ponte Preta (f), Goiás (c) e Portuguesa (f).
Análise: Terceiro melhor visitante, tem dois duelos considerados fáceis fora de casa, contra os ameaçados pelo rebaixamento Ponte Preta e Portuguesa. Pode desestabilizar um pouco pois fará o confronto que pode garantir matematicamente o título ao Cruzeiro, na próxima rodada, no Mineirão.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 84,6%
Infobola: 72%

BOTAFOGO: 4º colocado, 53 pontos, 15 vitórias, 9 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 10 (3 vitórias e 1 empate)
Próximos jogos: Inter (f), Portuguesa (c), Atlético (c), São Paulo (f), Coritiba (f) e Criciúma (c).
Análise: Quarto melhor visitante do Brasileirão, joga uma partida contra um ameaçado pelo rebaixamento fora – o Coritiba, na 37ª rodada. Tem ainda em casa mais dois jogos contra ameaçados – Portuguesa e Criciúma, além do confronto direto contra o Atlético.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 82,5%
Infobola: 69%

GOIÁS: 5º colocado, 52 pontos, 14 vitórias, 7 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 11 (3 vitórias e 2 empates)
Próximos jogos: Flamengo (f), Ponte Preta (c), Inter (c), Atlético-MG (f), Grêmio (f) e Santos (c).
Análise: Dos seis jogos que tem pela frente, tem um confronto direto com o Grêmio, na penúltima rodada, e um duelo contra ameaçado pelo rebaixamento – a Ponte Preta, na 34ª rodada.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 31,2%
Infobola: 53%

VITÓRIA: 7º colocado, 48 pontos, 13 vitórias, 1 gol de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 15 (5 vitórias)
Próximos jogos: Ponte Preta (f), Cruzeiro (c), Santos (c), Criciúma (f), Flamengo(c) e Atlético-MG (f).
Análise: Quarto melhor mandante, tem três jogos complicados em casa, contra o líder Cruzeiro e diante dos times em ascensão na tabela santos e Flamengo. Fora de casa, enfrenta dois ameaçados pelo rebaixamento: Ponte Preta e Criciúma.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 8,8%
Infobola: 10%

Observação: O Atlético-MG, 6º colocado com 48 pontos, é o atual campeão da Libertadores e tem vaga assegurada para a edição do próximo ano.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…