29 nov 2013 - 21h51

Chance de classificação para Libertadores é de 97%

A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, a classificação atleticana para a Libertadores fica cada vez mais próxima. As chances atleticanas também estão cada vez maior. Com 61 pontos e na vice-liderança, o Rubro-Negro pode se garantir matematicamente na Libertadores já na próxima rodada.

A probabilidade matemática é favorável ao Furacão. Segundo o site Infobola, são 97% as chances do Atlético conseguir uma das vagas na Libertadores. No Chance de Gol a estatística diminui um pouco – 96,1%.

A vaga pode vir na próxima rodada. Para isso, o Atlético precisa vencer o Santos no estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, e torcer para que Goiás e Botafogo não vençam seus jogos. O Goiás faz o confronto direto com o Grêmio, em Porto Alegre e o Botafogo enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira.

Neste caso, o Atlético chegaria a 64 pontos e abriria pelo menos 4 de vantagem para o quarto colocado, não perdendo mais uma vaga na Libertadores.

Confira a situação de cada time na briga por uma vaga no G4:

ATLÉTICO: 2º colocado, 61 pontos, 17 vitórias, 13 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 2 (1 vitória)
Próximos jogos: Santos (f) e Vasco (c).
Análise: Há seis jogos sem vencer fora de casa, a última foi contra o Flamengo, na 22ª rodada, o Furacão depende de uma vitória contra o Santos, em São José do Rio Preto, para garantir a classificação para a Libertadores. Além disso,torce por tropeços de Goiás, Botafogo e Vitória, que já se garante na 2ª ou 3ª posição.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 96,1%
Infobola: 97%

GRÊMIO: 3º colocado, 61 pontos, 17 vitórias, 6 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 2 (1 vitória)
Próximos jogos: Goiás (c) e Portuguesa (f).
Análise: Quarto melhor mandante, com aproveitamento de 68,52%, o Grêmio tem uma decisão no próximo domingo, às 19h30, contra o Goiás, adversário direto. Depois enfrenta fora de casa a Portuguesa, que corre contra o rebaixamento.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 82,5%
Infobola: 88%

GOIÁS: 3º colocado, 59 pontos, 16 vitórias, 8 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 4 (1 vitória e 1 empate)
Próximos jogos: Grêmio (f) e Santos (c).
Análise: Quinto melhor visitante, tem o confronto direto contra o Grêmio na próxima rodada. Precisa vencer para manter chances de ficar entre os primeiros colocados.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 58,9%
Infobola: 64%

BOTAFOGO: 5º colocado, 58 pontos, 16 vitórias, 12 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 5 (2 vitórias)
Próximos jogos: Coritiba (f) e Criciúma (c).
Análise: Com ótimo aproveitamento fora de casa, o Botafogo precisa vencer na próxima rodada o ameaçado Coritiba para manter viva as chances de voltar ao G4. Depois enfrenta outro ameaçado pelo rebaixamento, o Criciúma, na última rodada.
Probabilidade de entrar no G4:
Chance de Gol: 61,3%
Infobola: 49%

VITÓRIA: 7º colocado, 55 pontos, 15 vitórias, 4 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 8 (2 vitórias + tropeços dos demais concorrentes)
Próximos jogos: Flamengo(c) e Atlético-MG (f).
Análise: O Vitória já não depende apenas de si para conseguir a classificação para a Libertadores. Além de vencer os próximos dois jogos, depende de tropeços de Goiás e Botafogo para ficar em 4º.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 1,6%
Infobola: 2%



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…