Os mesmos erros de outros anos
Até quando vamos nadar, nadar e morrer na praia? O Atletico tem perdido grandes jogos e finais importantes por pura falta de comando. Tem que ter um Antonio Lopes, ou outro dirigente, com poder para tomar as rédeas em jogos vitais, quando parece que o treinador trava e não consegue nem motivar nem tomar decisoes lucidas !!
5 Casos tipicos que ja haviam ocorrido antes desta final da Copa do Brasil:
1978 Ninguém viu, nem avisou nosso técnico que o goleiro Manga, que mal parava em pe com o joelho machucado, trocou a atadura para o joelho bom. Assim enganou os cobradores de penalti Rubro Negros. (Pura malandragem coxa)
2004 – Atlético 3 x 3 Grêmio. Alguem devia ter ido la no banco de reservas e dado um safanao no Levir Culpi pra ele se mexer e fazer alguma coisa quando ainda estava 3 x 2 pra nos. Podiam ter segurado a bola na bandeira de escanteio, feito cera, cai cai do goleiro, qualquer coisa, que seriamos campeões.
2009 Cap 2 x Coritiba 4 Geninho escala o time todo errado e ninguem intervem! Todo mundo sabia que Julio dos Santos, Netinho e Julio Cesar iam afundar o time. Geninho insiste teimosamente e leva 2 gols no primeiro tempo (Um deles de penalti bobo cometido por Netinho). Acorda tarde demais. No intervalo coloca Lima, Wallyson e Marcio Azevedo. No primeiro gol, Wallyson lança para Rafael Moura marcar. No segundo, Marcio Azevedo passa para Wallyson que sofre penalti. Porem de tanto correr atrás do resultado, o time ja exausto nao consegue evitar a derrota.
2011 Final Atletiba. Faltou de novo alguem para lembrar o tecnico que o Guerron era muito bom com a bola rolando, mas pessimo em cobrança de penaltis. Ele ja tinha errado varias vezes antes e acabou sendo escolhido pra bater justamente o ultimo !! Brincadeira de mau gosto.
2012 – Atletico 1 x 1 PR Clube. O excelente Marcelo Cirino já tinha perdido penalti naquele ano. O tecnico devia ter mandado o João Paulo ou o Paulo Baier fazer a cobrança, que nos daria a vitoria. Mas nao. Ninguem faz nada e o Marcelo vai la e perde o penalti. Que sufoco no final.
2013 Final da copa do Brasil. Mancini, que merece todos os elogios, falha ao deixar o Pedro Botelho em campo. Tava morto e praticamente Jogamos com um a menos. Ai tira o Juninho que tinha melhorado na marcação na direita e põe mais um zagueiro, o Cleberson !! Também é um ótimo zagueiro mas, sem rítmo de jogo, falhou nos dois gols. E o Botelho que só andou em campo o tempo todo, levou nas canetas antes de sair o segundo gol. Depois da derrota, o Mancini criticou a apatia do time. Na minha opinião foi ele que os levou ao desânimo ao escalar mal o time. Com o Botelho mal, não havia o apoio pela esquerda e o Flamengo chegava por ali toda hora. Assim sobrecarregava os volantes e a defesa. Se pusesse o Juninho na esquerda e o Maranhão na direita, o time iria com certeza ter mais firmeza na marcacao para dai poder ir pra cima. Falha tambem da diretoria em não achar laterais a altura do Leo. Aliás, Leo precisa por a cabeça no lugar, e parar de ser expulso em momentos decisivos. Faltou orientar o jovem ala.
Agora, que esses erros estrategicos não se repitam nas duas últimas partidas.