3 dez 2013 - 7h06

Empate pode garantir vaga na Libertadores

Restando apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro, é hora de fazer as contas para saber o que o Atlético precisa para garantir uma vaga na Libertadores da América 2014. A fórmula é simples: com 61 pontos e 17 vitórias conquistadas, o Furacão precisa de um empate contra o Vasco, no próximo domingo (08) para se garantir no G3 e conquistar a vaga sem depender de outros jogos.

Neste caso, o Rubro-Negro chegaria aos 62 pontos e asseguraria a terceira colocação – já que o Goiás seria o único a empatar na pontuação, vencendo o Santos, mas precisaria derrotar o Peixe por pelo menos seis gols para passar no saldo de gols – o Atlético tem 12 de saldo contra 7 dos goianos.

Em caso de vitória sobre o Vasco, o Atlético pode até sonhar com o vice-campeonato – para isso, dependeria também de uma derrota simples do Grêmio diante da Portuguesa, no Canindé. Nessa hipótese, o Furacão igualaria a pontuação dos gaúchos (64 pontos), mas passaria no saldo de gols, que hoje é de 12 contra 7 a favor do Furacão.

G3 x G4

Cabe salientar que no atual momento apenas até o 3º colocado do Campeonato Brasileiro tem vaga assegurada na Libertadores. Isso porque a Ponte Preta, finalista da Sulamericana, pode ficar com a quarta vaga se ganhar o torneio continental, o que transformaria o G4 em G3.

A decisão da Copa Sulamericana, entre Ponte e o argentino Lanús, começa nesta quarta-feira (04), no Pacaembu – o jogo da volta será no dia 11 de dezembro, em Buenos Aires.

Segundo o site Infobola, o Atlético tem 96% de chances de conquistar a vaga na Libertadores. No Chance de Gol a probabilidade diminui um pouco, mas ainda é grande: 94.3 %.

Além do Furacão, outras três equipes entram na última rodada com chances de classificação para a Libertadores: Goiás, Botafogo e Vitória. O trio, entretanto, depende de combinação de resultados para se garantir no G3. O campeão do Brasileiro, Cruzeiro, e o Grêmio, já garantiram suas vagas, além do Flamengo, campeão da Copa do Brasil, e do Atlético-MG, atual campeão da Libertadores.

Veja a matemática dos resultados para o Atlético garantir a vaga na Libertadores 2014:

SE O ATLÉTICO VENCER O VASCO:
Vencendo por qualquer placar, o Atlético garante a vaga na Libertadores na 3ª ou 2ª posição. Para chegar ao vice-campeonato, precisaria além de vencer, torcer pela derrota do Grêmio contra a Portuguesa, no Canindé – o time paulista ainda precisa de um empate para afastar qualquer risco matemático de rebaixamento. Neste caso, o Atlético ultrapassaria no saldo de gols – tem hoje 12 gols de saldo, contra 7 dos gaúchos.

SE O ATLÉTICO EMPATAR COM O VASCO:
O empate pode garantir o 3º lugar ao Furacão. Isso porque o time chegaria aos 62 pontos e só poderia ser igualado pelo Goiás (hoje com 59 pontos), que precisaria golear o Santos no Serra Dourada por pelo menos seis gols para tomar o 3º lugar do Atlético – o Atlético tem 12 gols de saldo contra 7 do Goiás.

SE O ATLÉTICO PERDER PARA O VASCO:
Em caso de derrota, o Atlético corre sérios riscos de não conseguir a vaga, podendo na pior das hipóteses despencar para a quinta colocação – para isso, Goiás, Botafogo e Vitória precisariam vencer seus jogos. Para garantir a vaga mesmo perdendo, os atleticanos precisariam torcer por pelo menos um empate de Goiás e Botafogo e o Vitória não vencer por mais de quatro gols o Atlético-MG. Dessa forma o time ficaria na terceira colocação. Outra possibilidade é arriscar uma vaga em 4º colocado, precisando para isso que Goiás ou Botafogo pelo menos empatem seus jogos – além do Vitória não vencer por mais de quatro gols.

Confira a análise da última rodada do Campeonato Brasileiro:

ATLÉTICO: 3º colocado, 61 pontos, 17 vitórias, 12 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 2 (1 vitória)
Próximo jogo: Vasco (c)
Análise: Terceiro melhor mandante, o Atlético conta com o “fator casa” para vencer e conquistar a vaga na Libertadores. Se não ganhar, torce por tropeços de Goiás, Botafogo e Vitória, que já se garante na 3ª posição.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 94,3%
Infobola: 96%

GOIÁS: 4º colocado, 59 pontos, 16 vitórias, 7 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 62: 3 (1 vitória) *neste caso, dependeria de uma derrota do Atlético para ultrapassá-lo e ficar no G3
Próximo jogo: Santos (c)
Análise: Melhor time das últimas 10 rodadas, com 73,3% de aproveitamento (7V, 1E, 2D), o Goiás precisa melhorar seu rendimento em casa para chegar à terceira posição – soma 66,6% de aproveitamento no Serra Dourada com 10 vitórias em 18 jogos.
Probabilidade de ficar no G4:
Chance de Gol: 61,1%
Infobola: 67%

BOTAFOGO: 5º colocado, 58 pontos, 16 vitórias, 11 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 5 (1 vitória e tropeços de Goiás ou Atlético)
Próximo jogo: Criciúma (c)
Análise: Joga em casa, contra um ameaçado pelo rebaixamento. No entanto, pesa contra o time carioca o aproveitamento ruim em casa (10 vitórias em 18 jogos) e o fato de não depender apenas de si para uma vaga no G4 ou no G3.
Probabilidade de entrar no G4:
Chance de Gol: 39,4%
Infobola: 30%

VITÓRIA: 6º colocado, 58 pontos, 16 vitórias, 6 gols de saldo
Pontos necessários para a meta de 63: 5 (1 vitória e tropeços de Botafogo, Goiás e Atlético)
Próximo jogo: Atlético-MG (f)
Análise: Único candidato à vaga na Libertadores que venceu na última rodada (4 a 2 sobre o Flamengo), o Vitória corre por fora na briga por uma vaga, pois além de vencer o Galo depende de uma combinação de resultados. Para piorar, enfrenta o segundo time com melhor aproveitamento em casa e tem apenas o 9º desempenho como visitante.
Probabilidade de chegar ao G4:
Chance de Gol: 5,2%
Infobola: 7%



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…