Até quando?
Hoje era para ser um dia de festa e comemoração, um dia em que a torcida do Atlético retribuiria e festejaria com o time a grande campanha realizada em 2013, mas pelo menos comigo, sinceramente e do fundo do meu coração, não foi assim.
Não consigo me sentir feliz, não consigo tirar um sarrinho do rival ou brincar com amigos vascaínos sobre o resultado do jogo de hoje, porque o que não sai da minha cabeça é a pergunta que não quer calar: ‘Como um ser humano consegue pisar na cabeça de outro caído e indefeso com uma vontade voraz de matá-lo, simplesmente por ele usar uma camisa diferente?’
São coisas que nos fazem perder a fé na humanidade, não é essa repercussão que o Atlético e os jogadores mereciam, não é isso que você e eu, torcedores de verdade, que pagam seu sócio em dia e que levam a família aos jogos, queriam.
É deprimente ver cenas como as de hoje se repetirem dia após dia e não vermos ações concretas de autoridades e entidades para coibir tais atos, mas se pensarmos melhor, de que adianta aplicarmos punições aos indivíduos envolvidos se o estado e nossa polícia não tem estrutura e competência para fazer valer a lei?
Sonho com o dia em que poderei assistir um Atletiba ao lado do meu cunhado ou de um primo, que possamos comemorar lado a lado e tirar aquele sarrinho ali mesmo sem partir pra violência, que eu possa assistir jogos com amigos santistas, vascaínos, flamenguistas e de tantos outros times sem precisar ser separados como animais, vendo o futebol como ele é, uma diversão e nada mais.
Espero sinceramente que os fatos ocorridos este ano sirvam para que sejam revistas as punições e o papel de cada entidade para que casos como estes não se repitam, perder mandos de campo não resolvem nada, bandido viaja e briga em outra cidade e em outro estado, temos que eliminar os brigões dos estádios, meios tecnológicos não faltam, leis também não, o que falta é aplicá-las e investir pesado, quem sabe em um sistema biométrico para acesso ao estádio?
Se for necessário, que acabem com as organizadas e que os clubes sejam penalizados se estiverem financiando estas instituições, porque se as próprias organizadas não fiscalizam seus membros, passam a ser cúmplices, e o clube também, de forma indireta, não interessa se a organizada diz não saber de nada, não adianta tentar se justificar dizendo que fazem até filantropia e etc… uma boa ação não anula uma ruim, se estão sendo coniventes com esses marginais, que sejam responsabilizadas.
Espero que todas as responsabilidades sejam apuradas, inclusive a do Atlético, me parece que nossos dirigentes foram negligentes na contratação dos seguranças, mas que também não sejamos usados de bodes expiatórios, que o governo de Santa Catarina, a PM, as federações e demais entidades também tenham sua culpabilidade investigada.
Já passou da hora de dar um basta! Os torcedores de verdade e as famílias não podem ceder espaço nos estádios em detrimento dos bandidos travestidos de torcedores.
Lamentável. Triste. Incompreensível.