14 dez 2013 - 12h04

Confira o histórico do Sporting Cristal

O Sporting Cristal Club SA, ou mais popularmente conhecido por Sporting Cristal, foi fundado no dia 13 de dezembro de 1955, e, assim como o Atlético, o clube é oriundo de outro clube de futebol, o Sporting Tabaco.

Este clube peruano foi fundado com o nome de Sporting Cristal Backus. Cristal é a cerveja mais popular da fábrica que adquiriu o Sporting Tabaco, em 1954, e o nome Backus é devido ao nome da fábrica recém detentora do clube, a Backus y Johnston. Porém, o abuso publicitário no nome do clube foi retirado após o seu terceiro título peruano, em 1968.

O histórico de jogadores que já fizeram parte de seleções sul-americanas do elenco do Sporting Cristal é considerável. Em 1960, Óscar Miguez e Alberto Terry, uruguaios que jogaram as Copas do Mundo de 1950 e 1954, atuaram pelo clube. Em 1968, Didi, ex-meio-campista do Botafogo e bicampeão do mundo com a seleção brasileira em 1958 e 1962, foi técnico de Los Celestes –alcunha do Sporting Cristal. Na Copa do Mundo de 1978, o clube foi representado em sua seleção nacional por 10 de seus jogadores. Já em 1997, ano no qual o Sporting Cristal foi vice-campeão da Copa Libertadores da América, três de seus recentes ídolos estavam em campo: Roberto Palacios, Nolberto Solano e Jorge Soto. Além do feito de ser vice-campeão no torneio continental, Los Celestes já foram 16 vezes campeões peruanos, sendo que a última conquista foi em 2012.

Neste ano de 2013, o Sporting Cristal terminou como terceiro colocado geral do Campeonato peruano 22 vitórias, nove empates e 13 derrotas. Ainda no mesmo campeonato, Los Celestes fizeram 76 gols e sofreram 45. O seu artilheiro foi Irven Ávila, atacante de 23 anos, realizou 18 gols em 38 atuações no campeonato nacional.

Libertadores

Já em relação à Taça Libertadores da América, o clube peruano já participou 30 vezes, mas foi eliminado nas duas vezes em que participou da pré-libertadores. Nas duas eliminações das fases que antecede a fase de grupos do torneio continental, os peruanos foram eliminados respectivamente pelo América do México, em 2007, e pelo Estudiantes da Argentina, em 2009.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…