Campanhas do Sporting Cristal na Libertadores
Apesar de ser o terceiro clube peruano que mais venceu o seu campeonato nacional, atrás do Universitário e do Alianza Lima, o Sporting Cristal é o clube peruano que mais participou da Taça Libertadores da América. No total, Los Celestes tiveram 30 participações.
A primeira vez que este clube peruano participou do torneio continental foi em 1962. Por ter sido a estreia do clube no torneio continental, o Sporting Cristal não passou da primeira fase e acabou tendo uma vitória e três derrotas. Porém o seu desempenho melhorou já em sua próxima participação na Libertadores, em 1968. Neste ano, o clube peruano terminou invicto e participou até a próxima fase de grupo (na época, o torneio continental era disputado por duas fases de grupos e depois eram jogadas as semifinais e as finais).
De 1962 até 2012, o Sporting Cristal acumulou 30 participações na Taça Libertadores da América. Sendo que de 1962 a 1969, o clube conseguiu a sequência de 17 partidas invictas no torneio (8 vitórias e 9 empates); e em 1997, Los Celestes tiveram a sua melhor campanha até hoje, o vice campeonato perdendo do Cruzeiro a decisão.
Ao todo, este clube peruano acumulou 195 jogos no torneio continental, com 59 vitórias, 49 empates e 87 derrotas. Mesmo com tantas partidas já disputadas pela Libertadores, Los Celestes fazem muitos dos seus resultados em seu mando de campo. Enquanto que no Peru, o clube já teve 43 vitórias, 28 empates e 26 derrotas, fora de seu país, 16 vitórias, 21 empates e 61 derrotas fazem parte do seu histórico.
Em 1997, o Sporting Cristal terminou como vice-campeão. Nesta campanha, o clube eliminou na fase de grupos o Alianza Lima, um de seus maiores rivais; desclassificou o Racing e o Velez Sarsfield, dois clubes argentinos; e fez prevalecer o mando de campo. Já que dentro de seus domínios, o clube peruano acumulou 7 vitórias e 3 empates.
Em 2007 e 2009, as únicas vezes que este clube peruano participou da pré-Libertadores, o Sporting Cristal não conseguiu a classificação para a fase de grupos. Na edição de 2007, Los Celestes foram eliminados pelo América do México e, e na edição de 2009, pelos Estudiantes da Argentina. Por coincidência, nos dois confrontos, o Sporting Cristal venceu no Peru por 2 a 1 e perdeu a partida fora de seu país sem conseguir fazer sequer um gol. Sendo que a derrota por 5 a 0 pelo América do México foi uma das maiores derrotas da história do Sporting Cristal na Libertadores.