Factoides e fatos
Ser atleticano nos últimos anos tem sido uma tarefa, no mínimo, complexa. Não é fácil torcer para um clube que luta contra tudo e contra todos, dentro e fora dos gramados. Nos tornamos vidraça de rivais e da imprensa. Isso quando não são os próprios rivais que empunham as canetas e discorrem linhas e mais linhas de ‘anti-notícias’ a nosso respeito. Vou enumerar dois factoides que se tornaram ‘senso comum’ quando o assunto é CAP e obras na Arena da Baixada:
1) A ARENA UTILIZA DINHEIRO PÚBLICO: Pessoal, se você tem uma empresa e o CNPJ dela permite, você recebe crédito do BNDES. Simples assim. Nem por isso seu negócio se torna público. Com relação ao acordo ‘tripartite’ entre os governos e o CAP, a compreensão é também simplória – o evento que a Arena irá sediar é de interesse de TODOS os envolvidos, inclusive estado e prefeitura. Logo, parem de chorar.
2) A ARENA ESTAVA 75% FINALIZADA E É A MAIS ATRASADA: Por conta das obras para a Copa do Mundo, surgiu um monte de engenheiros de plantão. Para a adequação das extravagantes exigências da FIFA, nossa boa e ‘velha’ Arena estava menos da metade pronta. Além disso, em função de não nos vendermos para OAS, Odebrecht e Andrade Gutierrez, tivemos uma série de dificuldades na liberação de verbas. Verbas estas, que são liberadas aos bilhões para tais construtoras (principalmente para a Odebrecht) visto que as mesmas são figurinhas presentes nos principais leilões de empreitadas públicas Brasil afora. Logo, o modelo de gestão própria é uma afronta às mesmas. Na minha terra, 1 + 1 continua sendo 2.
Além de tudo isso, quando vão publicar uma matéria sobre as Obras na Baixada, geralmente as fotos estão bem atrasadas. Ou seja, o grande público não-atleticano que não tem o costume de acessar o site da CAP/SA, fica com a impressão que a obra está mais atrasada do que realmente está. Basta acessar o site da Globo e ver a última matéria sobre as obras da Arena e comparar com a foto mais recente publicada pelo CAP.
Perguntar não ofende: Por qual motivo as mortes nas arenas de AM e SP não paralisaram totalmente as obras?
Peço a todos que possuem Facebook, twitter ou outras redes sociais: vamos criar uma imagem positiva da Arena CAP via redes sociais. Divulgar cada foto como um gol. Espalhar cada novo vídeo que mostre que um parafuso a mais foi colocado. Falar da gritante diferença de valores entre nossa Baixada e as outras arenas construídas para a Copa. Vão por mim, isso faz diferença.