17 dez 2013 - 0h01

O estádio do Sporting Cristal

Até o ano de 1995, o Sporting Cristal não tinha um estádio próprio. Após o dia 24 de setembro daquele ano e depois de uma longa reforma, o estádio San Martín de Porres foi reinaugurado tendo o clube peruano como seu dono. Na partida de estreia, válida pelo Campeonato Peruano, o Sporting Cristal venceu por 6 a 0 o Cienciano de Custo. Ainda no mesmo campeonato, Los Celestes venceram todos os 10 jogos que jogara em seu novo estádio.

O estádio San Martín de Porres tem a capacidade para 18 mil torcedores. Porémm como uma das arquibancadas está interditada para o público por estar situada acima das margens do rio que está próximo do estádio, só é liberado 15 mil ingressos.

Apesar de ter o seu público diminuído, a torcida do Sporting Cristal faz uma grande festa quando a sua equipe entra em campo, assim como mostra no começo do vídeo a seguir.

Estádio do Sporting Cristal [foto: site oficial Sporting Cristal]

Com o direito de usufruir do estádio San Martín de Porres até 2022, o Sporting Cristal rebatizou o nome dele em abril de 2012. O que anteriormente, o nome do estádio era em homenagem ao primeiro santo negro americano, atualmente, o nome do estádio homenageia o ex-jogador do clube: Alberto Gallardo. Este jogador peruano participou da Copa do Mundo de 1970, jogo pelo Milan e pelo Palmeiras, mas se tornou ídolo mesmo no Sporting Cristal. Neste clube, Alberto Gallardo venceu quatro vezes o Campeonato Peruano como jogador e uma vez como técnico do clube.

Embora o estádio seja novo, nele foram disputadas os três jogos que o clube fez na última Taça Libertadores da América. Nestas três partidas, o Sporting Cristal venceu duas e empatou uma. Entretanto quando a Federação Peruana ou a Conmebol determinam que os jogos deste clube peruano sejam considerados de alto risco, Los Celestes passam a mandar a partida no estádio Nacional do Peru.

A despeito de passar a jogar em outro estádio, a torcida do Sporting Cristal acaba não sentindo tanto a mudança de local. Já que ambos os estádios estão situados em Lima, foi no estádio Nacional que o clube disputou a sua única decisão de Libertadores e neste jogo a sua torcida ocupou todo o estádio.

O estádio Nacional do Peru, atualmente, tem capacidade para 40 mil torcedores e já recebeu diversos shows, três finais de Copa América (1953, 1957 e 2004) e a decisão da Taça Libertadores da América de 1995.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…