O estádio do Sporting Cristal
Até o ano de 1995, o Sporting Cristal não tinha um estádio próprio. Após o dia 24 de setembro daquele ano e depois de uma longa reforma, o estádio San Martín de Porres foi reinaugurado tendo o clube peruano como seu dono. Na partida de estreia, válida pelo Campeonato Peruano, o Sporting Cristal venceu por 6 a 0 o Cienciano de Custo. Ainda no mesmo campeonato, Los Celestes venceram todos os 10 jogos que jogara em seu novo estádio.
O estádio San Martín de Porres tem a capacidade para 18 mil torcedores. Porémm como uma das arquibancadas está interditada para o público por estar situada acima das margens do rio que está próximo do estádio, só é liberado 15 mil ingressos.
Apesar de ter o seu público diminuído, a torcida do Sporting Cristal faz uma grande festa quando a sua equipe entra em campo, assim como mostra no começo do vídeo a seguir.
Estádio do Sporting Cristal [foto: site oficial Sporting Cristal]
Com o direito de usufruir do estádio San Martín de Porres até 2022, o Sporting Cristal rebatizou o nome dele em abril de 2012. O que anteriormente, o nome do estádio era em homenagem ao primeiro santo negro americano, atualmente, o nome do estádio homenageia o ex-jogador do clube: Alberto Gallardo. Este jogador peruano participou da Copa do Mundo de 1970, jogo pelo Milan e pelo Palmeiras, mas se tornou ídolo mesmo no Sporting Cristal. Neste clube, Alberto Gallardo venceu quatro vezes o Campeonato Peruano como jogador e uma vez como técnico do clube.
Embora o estádio seja novo, nele foram disputadas os três jogos que o clube fez na última Taça Libertadores da América. Nestas três partidas, o Sporting Cristal venceu duas e empatou uma. Entretanto quando a Federação Peruana ou a Conmebol determinam que os jogos deste clube peruano sejam considerados de alto risco, Los Celestes passam a mandar a partida no estádio Nacional do Peru.
A despeito de passar a jogar em outro estádio, a torcida do Sporting Cristal acaba não sentindo tanto a mudança de local. Já que ambos os estádios estão situados em Lima, foi no estádio Nacional que o clube disputou a sua única decisão de Libertadores e neste jogo a sua torcida ocupou todo o estádio.
O estádio Nacional do Peru, atualmente, tem capacidade para 40 mil torcedores e já recebeu diversos shows, três finais de Copa América (1953, 1957 e 2004) e a decisão da Taça Libertadores da América de 1995.