Os mesmos desatinos de sempre (XXII)
Na faina inglória de justificar a FUNCAP, vozeia o tirano que visa ‘proteger os bens do Clube contra atos de dirigentes e irresponsáveis’.
Se essa a intenção, deveria de pronto renunciar ao mandato pois, aí sim, estaria não só protegendo o patrimônio como também livrando o Clube do único irresponsável que assumiu sua presidência com ânimo de desonestidade.
A (gloriosa) história do Clube não relata Presidente outro com tais atributos.
Dos presidentes ‘do meu tempo de torcedor’ não se tem notícia de que qualquer deles, em tempo algum, tivesse usado o Clube com as perspectivas de uma ação entre familiares, nepotismo e mensalão do clã.
Em épocas não tão distantes, e em que não havia patrocínio nos uniformes, generosas verbas de TV, mensalidade dos associados, pródigo mercado exterior para venda de atletas, naming right, calendário durante o ano todo… mas apenas a aleatória verba das bilheterias, grandes homens dirigiram o Clube com as dificuldades inerentes da época.
Lembremos Jofre, os irmãos Passerino Moura, Renato Requião, Dr. Lauro Rego Barros, Anibal, Antonio Carlos Guimarães Luck, Valmor Zimerman, … Também Farinhaque que trocou Onaireves e trouxe o Atlético de retorno para a Baixada. O próprio Onaireves, enquanto e exclusivamente como Presidente do Atlético teve administração exitosa.
Pesquisando a obra do Professor Heriberto (ATLÉTICO – Uma paixão eterna), verificamos que antes deles, outros muitos dedicaram seu tempo e seu labor em prol e evolução do Clube.
Guimarães Luck e Valmor, os dois principalmente, farto o noticiário do desembolso de numerário pessoal pelo mesmos para cobrir dívidas do Clube nas décadas de 70 e 80.
A história do Atlético é a história de grandes homens e grandes Presidentes ao longo de nove décadas. Quem não sabe ou não conhece, que consulte o livro do Dr. Heriberto antes citado, páginas 341 a 354.
Com que idoneidade moral, pois, vem esse partilhador de numerário entre familiares e puxa sacos se auto intitular ‘protetor dos bens do Clube’ e assacar irresponsáveis e desonestos futuros postulantes a presidência do Atlético ?