Ineditismo x expectativa
Verdadeira incógnita o time do Atlético para o início da temporada 2014, visto que jogadores que se destacaram no ano passado não retornarão para o Clube, as reposições não estão ocorrendo e a comissão técnica foi inteiramente alterada com apenas três semanas de antecedência para a estréia na pré-libertadores.
Quanto as mencionadas saída dos jogadores não há nenhuma crítica a tecer, mesmo porque, não ocorreram em razão da demora na renovação dos respectivos contratos, mas por vontade dos atletas que não desejavam permanecer no Atlético, principalmente após a oferta do Flamengo.
Não fosse o time carioca outros clubes do ‘eixo’ teriam feito propostas e o resultado seria idêntico, até porque, esses jogadores alimentam a mídia e se alimentam dela em contrapartida.
No entanto, uma notícia chama a atenção ao informar que o ótimo zagueiro Luiz Alberto não está nas previsões do Atlético para 2014.
Considerando as atuações desse jogador ao lado de Manoel em 2013, a sua permanência na equipe seria algo natural na próxima temporada, tendo em vista a segurança e liderança decorrentes da vasta experiência que possui, o que seria de grande valor nos jogos da Libertadores.
Ademais, o ‘mercado de jogadores’ não oferece muitas opções de qualidade, razão pela qual não é fácil substituir aqueles que se destacam positivamente.
De positivo, é possível observar que a intenção da diretoria é buscar alternativas de qualidade em mercados ainda inexplorados pelo saturado futebol brasileiro, proporcionando com isso uma experiência inédita dentre os principais clubes do país.
Nesse aspecto o atual presidente atleticano é catedrático e não tem receio de ousar em seus planejamentos, os quais, em muitos casos considerados inicialmente equivocados, para em seguida ser exaltado e copiado por muitos, a exemplo da pré-temporada estendida realizada no ano passado, a contratação de jogadores estrangeiros advindos de países com futebol pouco conhecidos por aqui, até então, estipulação de preços para ingressos com base na realidade desse esporte, dentre outros.
O senso comum do futebol brasileiro recomendaria a manutenção da base de 2013 com a mesma comissão técnica, além de algumas contratações para reforçar a equipe.
No entanto, o caminho agora já trilhado não nos permite mais a perda de tempo com debates infrutíferos, dado curto espaço de tempo até o início da temporada internacional do Atlético, quiçá seja longa e vitoriosa.
A expectativa reside na esperança de que o ineditismo dos atos praticados pela diretoria surtam efeitos surpreendentes para que o Atlético alcance o objetivo traçado de se estabelecer no âmbito internacional, se tornando um Clube reconhecido por grandes conquistas e respeitado mundialmente e que o início disso tudo esteja sendo agora.
Um grande 2014 para todos nós!!!
Saudações rubro-negras!!!