17 fev 2014 - 0h05

Valcke: “Estamos monitorando o andamento das obras”

A poucas horas de anunciar se Curitiba será mantida ou não como sede da Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, manifestou-se publicamente sobre a informação divulgada neste domingo (16), por uma rádio argentina, de que a capital paranaense estaria fora do Mundial. “Conforme anunciado várias vezes, a decisão sobre Curitiba ocorrerá só dia 18. O resto é pura especulação por pessoas que querem criar boatos”, escreveu Valcke em sua conta no twitter.

No fim de semana, ele utilizou o site da Fifa para reafirmar que todos os passos das obras na Arena da Baixada estão sendo acompanhados pela entidade. “Estamos monitorando de perto o andamento das obras em Curitiba a fim de avaliar a situação da sede. O governo brasileiro, as autoridades municipais e estaduais, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) estão buscando soluções para ajudar a sede a recuperar o atraso e, como esperamos, garantir que uma cidade tão especial em termos de sustentabilidade e paixão pelo futebol continue a fazer parte da Copa do Mundo”, escreveu.

Valcke chegou ao Brasil nesse domingo e foi a Manaus, onde visitou o Complexo Esportivo da Ponta Negra, local que receberá a Fan Fest durante a Copa do Mundo, e a Arena da Amazônia. Questionado sobre a situação curitibana, ele preferiu desconversar. “Em dois dias, poderemos falar sobre Curitiba”, limitou-se a dizer – pouco depois desmentiu os boatos da exclusão pelo twiter.

Gramados preocupam

Ainda no site da Fifa, Valcke disse que a situação dos gramados é uma das maiores preocupações da Fifa quanto aos estádios brasileiros. “Nenhuma das 12 cidades pode se dar ao luxo de pisar no freio e relaxar – ainda há muitos ajustes por fazer. Os gramados, em particular, devem estar em excelentes condições quando a Fifa assumir os estádios 21 dias antes da primeira partida no respectivo local”.

Nesta segunda-feira (17), Valcke vai até Brasília para uma visita ao Estádio Mané Garrincha e depois parte para Porto Alegre, para vistoriar as instalações do estádio Beira Rio, reinaugurado no último sábado. Na terça-feira (18), Valcke estará em Florianópolis para ministrar um seminário com os 32 técnicos da Copa.

Quanto à divulgação da manutenção ou não de Curitiba como sede da Copa, na terça-feira, ainda há poucos detalhes precisos. Segundo o jornal Gazeta do Povo, antes de comunicar a imprensa sobre a decisão final, Valcke telefonará para o governador Beto Richa e depois para o prefeito Gustavo Fruet, informando a decisão final. Depois deve fazer um comunicado à imprensa, que pode ocorrer tanto na entrevista coletiva em Porto Alegre, na terça-feira pela manhã, ou à tarde, quando chegar a Florianópolis para o Seminário de Equipes.

Informações: Lance!, Terra esportes, Superesportes e Gazeta do Povo



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…