Valcke: Estamos monitorando o andamento das obras
A poucas horas de anunciar se Curitiba será mantida ou não como sede da Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, manifestou-se publicamente sobre a informação divulgada neste domingo (16), por uma rádio argentina, de que a capital paranaense estaria fora do Mundial. Conforme anunciado várias vezes, a decisão sobre Curitiba ocorrerá só dia 18. O resto é pura especulação por pessoas que querem criar boatos, escreveu Valcke em sua conta no twitter.
No fim de semana, ele utilizou o site da Fifa para reafirmar que todos os passos das obras na Arena da Baixada estão sendo acompanhados pela entidade. Estamos monitorando de perto o andamento das obras em Curitiba a fim de avaliar a situação da sede. O governo brasileiro, as autoridades municipais e estaduais, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) estão buscando soluções para ajudar a sede a recuperar o atraso e, como esperamos, garantir que uma cidade tão especial em termos de sustentabilidade e paixão pelo futebol continue a fazer parte da Copa do Mundo, escreveu.
Valcke chegou ao Brasil nesse domingo e foi a Manaus, onde visitou o Complexo Esportivo da Ponta Negra, local que receberá a Fan Fest durante a Copa do Mundo, e a Arena da Amazônia. Questionado sobre a situação curitibana, ele preferiu desconversar. Em dois dias, poderemos falar sobre Curitiba, limitou-se a dizer pouco depois desmentiu os boatos da exclusão pelo twiter.
Gramados preocupam
Ainda no site da Fifa, Valcke disse que a situação dos gramados é uma das maiores preocupações da Fifa quanto aos estádios brasileiros. Nenhuma das 12 cidades pode se dar ao luxo de pisar no freio e relaxar – ainda há muitos ajustes por fazer. Os gramados, em particular, devem estar em excelentes condições quando a Fifa assumir os estádios 21 dias antes da primeira partida no respectivo local.
Nesta segunda-feira (17), Valcke vai até Brasília para uma visita ao Estádio Mané Garrincha e depois parte para Porto Alegre, para vistoriar as instalações do estádio Beira Rio, reinaugurado no último sábado. Na terça-feira (18), Valcke estará em Florianópolis para ministrar um seminário com os 32 técnicos da Copa.
Quanto à divulgação da manutenção ou não de Curitiba como sede da Copa, na terça-feira, ainda há poucos detalhes precisos. Segundo o jornal Gazeta do Povo, antes de comunicar a imprensa sobre a decisão final, Valcke telefonará para o governador Beto Richa e depois para o prefeito Gustavo Fruet, informando a decisão final. Depois deve fazer um comunicado à imprensa, que pode ocorrer tanto na entrevista coletiva em Porto Alegre, na terça-feira pela manhã, ou à tarde, quando chegar a Florianópolis para o Seminário de Equipes.
Informações: Lance!, Terra esportes, Superesportes e Gazeta do Povo