12 mar 2014 - 7h34

Conheça o Universitario, terceiro rival do Atlético

O Universitario, terceiro adversário do Atlético na fase de grupos da Libertadores 2014, é um dos clubes mais respeitados do Peru. A equipe, conhecida como "Los Cremas" ou "La U", foi fundada no mesmo ano do Atlético, 1924, por um grupo de alunos da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, obtendo resultados expressivos rapidamente e conquistando seu primeiro título nacional já em 1929.

Ao todo, "Los Cremas" têm 26 títulos peruanos e, assim como o Furacão, um vice-campeonato da Libertadores (obtido em 1972, quando foram derrotados na final pelos argentinos do Independiente). Além disso, foi o primeiro clube peruano a disputar uma Libertadores, em 1961, e continua sendo em seu país o time com maior número de participações na competição continental.

O uniforme bege, diz a lenda, foi adotado depois de um acidente numa lavanderia, já que os trajes iniciais eram brancos com o distintivo contendo um U dentro de um círculo marrom. Há quem diga, porém, que a nova cor foi escolhida pela dificuldade de se encontrar tecido branco para fabricação dos uniformes. Atualmente, o Universitario tem a mesma fornecedora de material esportivo que o Atlético, a Umbro, com quem o Rubro-Negro mantém parceria desde 1997.

Outra coincidência é que, a exemplo do Furacão, o Universitario foi pioneiro em seu país com a construção do Estádio Monumental, um dos mais modernos da América Latina, inaugurado em 02/07/2000 e com capacidade para mais de 80 mil espectadores. Apesar da inauguração do Monumental, "La U" ainda mantém a sua antiga casa, o Estádio "Lolo" Fernándes, cujo nome faz referência a um dos maiores ídolos da história do clube.

Universitario é o atual campeão peruano [foto: divulgação]


Por falar em ídolos, os nomes que marcaram a história do Universitario são, além de Teodoro "Lolo" Fernándes, os de Luis de Souza Ferreira, Carlos Tovar, Arturo Fernández, Alberto Terry, Dimas Zegarra, Héctor Chumpitaz, Roberto Challe, Percy Rojas, Juan Carlos Oblitas, Ángel Uribe, Luis Cruzado, Germán Leguía, José Luis Carranza, José Pereda e Roberto Martínez.

O primeiro confronto do Atlético contra os atuais campeões peruanos ocorre em Lima (PER) no dia 14/03, às 23h30, no Coloso de Ate (como também é conhecido o Estádio Monumental).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…