A que custo vale uma Copa?
Em vistas das notícias divulgadas pelos meios de comunicação, sabemos que foi aprovada em reunião a colocação de mais um importante patrimônio do clube para garantir o envio de recursos ao CAP S/A para a conclusão da Arena até maio deste ano, mesmo esta decisão ainda ser colocada em Assembleia Geral, mas de antemão, todos sabem que são na maioria os mesmos conselheiros que já aprovaram na reunião extraordinária que foi realizada em um hotel de Curitiba irão ratificar daqui a dois meses está decisão. Cabe neste sentido uma reflexão sobre o assunto.
No início desta história da Copa do Mundo a ser realizada no Brasil, Curitiba estava cotada para ser umas das sedes devido a ter na cidade um estádio praticamente concluído padrão FIFA na ocasião, faltando para sua finalização aproximadamente 30% que na época estaria estimado em R$ 56 milhões se não estou enganado e com recursos próprios para esta execução sem colocar nenhum patrimônio do clube como garantia para financiamento externo. Cabe um parêntese a citação. Eu já apoiei a Copa, para esclarecer aos demais, mas quando o custo estava em nossas mãos sem risco patrimonial.
Continuando.
O tempo passou a FIFA exigiu alguns ajustes no estádio, e acabou que foi demolido os 70% que já estava construído para atender ao pedido da FIFA em relação à sala de impressa, vestiários e acesso ao estádio a um custo divulgado pela impressa de aproximadamente R$ 330 milhões de reais.
E ai a gente pergunta. A que custo vale uma Copa?
Já que ganhamos uma divida que terá de ser pago até 2027, também divulgado através da impressa, com o nosso patrimônio nas mãos dos nossos credores (BNDES e Fomentos Paraná). E tem gente que ainda critica os atleticanos que veem isso com preocupação. Mas quem sou eu para isso, um simples torcedor, que não está à altura dos deuses rubros negros, que são absolutos em suas ações e com o apoio de poucos que acreditam ainda neles.
Graças a Deus, que existem outros tantos, com a visão mais ampla da situação e estão preocupados com está festa do bumba meu boi atleticano.
Em relação ao custo Copa, também cabe à situação do nosso elenco, entregue nas mãos de dois treineiros, que não sabem montar um esquema tático razoável para o grupo conseguir algum êxito em campo. Digo isso, pois a justificativa para um elenco duvidoso em qualidade técnica e da qualidade dos técnicos está ligada ao custo da Copa que não permite aos dirigentes atleticanos contratar melhores jogadores ou jogadores qualificados comprovadamente e técnicos também, assim justificados por eles em ocasião oportuna quando foram questionados.
Mas em relação à qualidade do elenco, eu não quero ser injusto, por isso tenho a dizer que se tivéssemos dois bons técnicos do lado do campo, este grupo estaria melhor classificado nos campeonatos, podemos assim dizer que faltam detalhes para um bom elenco, mas temos uma base e esta base falta a ela um bom técnico para a conduzi-la.
Quanto ao torcedor hostilizado no Ecoestádio durante o jogo contra o Paraná, ele tem o meu apoio guardados d as devidas proporções da civilidade e educação que deveria imperar no conflito entre eles, pois não se é cabível a situação em que estamos disputando um campeonato e fico triste em ver que isso não tem mudança para um futuro próximo. Iremos continuar a disputar o estadual sem ambição alguma, ver a coxarada ganhar o penta, o hexa e os futuros campeonatos se não houver mudança de pensamento ou de ideal dentro do clube. Não sou ‘gado’ para ser conduzido dentro do pasto, sou atleticano como o torcedor que enfrentou a fúria de um dirigente e de seus acompanhantes, somente porque externou a sua indignação com a atual situação rubro negra. Quem sabe se houvesse mais atleticanos como ele, o nosso amado CAP não estaria agora brigando por mais um título estadual e disputando outros campeonatos em igualdade e condições se todos fossem mais criteriosos e menos submissos ao nosso dirigente.
Vão dizer que está realizando a construção do melhor estádio da cidade, que construiu o melhor CT também, mas isso ainda é nosso?
Creio que hoje é do BNDES e do Estado do Paraná até nós quitarmos a divida. E espero que consigamos, pois se não, nem mais CT ou Estádio teremos no futuro.
Pensem nisso antes de atirarem pedra em quem está vendo a situação de uma forma mais realista e menos fantasiosa. Atleticanos todos somos, mas não podemos deixar que a nossa historia e futuro sejam colocados em risco para se realizar uma Copa que é a vontade dos nossos governantes e não da nação brasileira. Vide passeatas na Copa das Nações que demonstrou toda a insatisfação popular, e nós colocando o nosso valioso patrimônio para atender a quatro jogos sem muita significância para a Copa.
E isso tem custo, e para muitos atleticanos, é muito caro e arriscado o seu valor,bancando a FIFA!